Uma ponte móvel à 'medida' do porto
Outro grande investimento para 2005 é a nova ponte móvel, entre Leça da Palmeira e Matosinhos, para que o Porto de Leixões possa dar resposta à procura de navios de maior porte. O concurso para execução da obra, que deverá ter um prazo de execução de oitos meses, será lançado já em Março. O projecto representa 12,5 milhões de euros de investimento.
Esta obra, assim como o aprofundamento do canal e bacia de rotação, são dois projectos de grande importância para o porto.
A obra consiste no alargamento do vão central da ponte, de forma a eliminar o estrangulamento que a actual constitui à passagem dos navios para as docas interiores de Leixões.A necessidade de reajustar alguns pormenores do projecto, nomeadamente no que diz respeito às ligações da ponte ao lado de Leça e Matosinhos, levou a alguns adiamentos, que deverão agora ser ultrapassados.
Apesar de o prazo de execução ser de oito meses, o presidente do CA da APDL prevê que apenas durante dois meses existam constrangimentos de circulação. Altura em que as ligações serão asseguradas por autocarros.