uma paixão que começou num quadro
Maria Estela Veloso de Antas Varajão namorava com "um engenheiro de boas famílias" quando conheceu o seu futuro.
"Francisco Costa Gomes era rapaz de se divertir pelas boîtes da animada Lisboa de então, na companhia do pintor Henrique Medina, que aconselhava o amigo a casar-se e a tornar-se um homem de família. Contudo, garantia que o casamento não fazia parte dos seus projectos, a não ser que ele tivesse uma rapariga para lhe apresentar", pode ler-se em As Primeiras--Damas. Foi assim que conheceu a sua futura mulher a partir de um quadro pintado por Medina. Só dois anos depois da primeira apresentação, no Porto, é que começariam a namorar.
Depois do casamento, Maria Estela muda-se de Viana do Castelo para Lisboa e, passados dois anos, o casal viaja para os EUA, onde Costa Gomes, militar, estagia no quartel-general da NATO.
O 25 de Abril traz um novo desafio ao casal: após a demissão de Spínola, é o marido de Maria Estela quem assume o cargo, que ocuparia entre 1974 e 1976. "É assim, adormecida na sua serena vida de esposa e mãe dedicada, que tem de encarar a nova realidade." Contudo, era "totalmente avessa a intrometer-se em vertentes práticas ou em qualquer acção de cariz político, limita-se a esperar, com pouca paciência, que chegue a hora de Costa Gomes abandonar o poder".