Uma festa de aniversário para o rei
Um rei é um rei. Se fosse vivo (há quem acredite que está), Elvis Presley comemoraria 75 anos dia 8, 6.ª-feira, e como tal vai ter uma festa de aniversário de arromba.
Antes de mais, a música. A "febre Elvis" nunca desapareceu mas este ano prevê-se um novo surto, com a reedição de todos os discos do músico norte-americano. "A popularidade dos seus álbuns cresce a cada ano com o surgimento de novos fãs no mundo inteiro e esperamos que, graças ao 75.º aniversário, esse amor aumente ainda mais", declarou às agências internacionais um porta-voz da Sony. Para a editora Elvis é uma mina de ouro. No ano passado, e de acordo com a revista Forbes, a marca Elvis terá rendido qualquer coisa como 55 milhões de dólares. Nada mau para quem morreu há mais de três décadas.
Uma caixa de luxo com cem temas, alguns dos quais inéditos, intitulada Elvis 75: Good Rockin' Tonight foi lançada em Dezembro de 2009 e rapidamente se tornou um dos sucessos de vendas do Natal. Billy Alman, o crítico que escreveu um texto sobre Elvis para o booklet dessa edição, não tem dúvidas: "Elvis tinha tudo: era um artista atraente e que oferecia uma boa música". E acrescenta: "Poderíamos dizer que Elvis foi em parte responsável pela democratização da música, porque ele saiu de uma família humilde e de um lugar, no sul dos Estados Unidos, onde não nasciam estrelas."
Depois, a casa. Na mansão-museu de Elvis Presley, em Graceland (Memphis), o dia de aniversário será assinalado com um bolo cujas velas serão apagadas pela viúva do músico, Priscila Presley, e a filha de ambos, Lisa Marie Presley. A partir de quinta-feira e durante todo o fim-de-semana, até ao dia 10, são esperados milhares de fãs que, além de prestarem a sua homenagem, poderão assistir a concertos (um deles com a Memphis Symphony Orchestra ), ver exposições (por exemplo uma mostra de trajes do cantor) e participar em competições de dança. Não faltarão os muitos sósias de Elvis que, depois, se irão reencontrar nos vários festivais dedicados ao rei um pouco por todo o país. É que a festa continua. A 19 de Fevereiro, o Cirque du Soleil vai estrear o espectáculo Viva Elvis em Las Vegas, a cidade onde o músico viveu durante seis anos. A boneca Barbie ganhará uma versão inspirada na música Jailhouse Rock. A marca de isqueiros Zippo tem uma série Elvis. E até o Visa lançou um Elvis Presley Affinity Platinum Rewards Credit Card. Isto e muito mais para o rei do rock, no ano em que por cá celebramos a República. Imagine-se como será a celebração do centenário de Elvis...