Uma casa do século XVIII em Alegrete

Publicado a
Atualizado a

legrete é uma das aldeias mais bonitas e hospitaleiras do concelho de Portalegre. A 13 km da capital do Norte Alentejano, a pequena povoação teve outrora importante função militar até à assinatura do Tratado de Alcanizes (1297) que determinou a linha de fronteira de Portugal e Espanha.

Durante as guerras da Restauração sofreu vários ataques e foi parcialmente destruída. Mas não desistiu do seu direito à vida e ali se mantém, em lugar altaneiro com os arrabaldes a pintar o outeiro com o alvo casario.

Foi neste cenário cheio de história que nasceu a Casa d´Alegrete, unidade de Turismo Rural, estrutura do século XVIII totalmente recuperada pela proprietária, Gracinda Romão Tavares. "Foi muito complicado recuperar esta casa. As ajudas não foram muitas", disse ao DN a simpática proprietária da unidade.

Na visita que efectuamos a esta casa abrasonada, pudemos constatar que o mobiliário é antigo, baseado nos móveis das antigas casas agrícolas, lembrando os montes mais abastados, onde se respira sempre o ambiente do campo em cada canto.

Cinco quartos

A Casa d'Alegrete tem 5 quartos duplos, equipados com televisão e aquecimento central e decorados harmoniosamente com elementos tradicionais alentejanos e cores suaves que lhes proporcionam um ambiente agradável e acolhedor.

Este Turismo Rural tem ainda uma sala de refeições, onde é servido o pequeno-almoço com pão fresco, compotas e sumos naturais.

Na Casa d'Alegrete dispõe ainda de um salão de jogos com mesa de bilhar, da piscina e de um jardim com recantos que convidam à leitura e ao descanso, ao mesmo tempo que pode apreciar a magnifica vista da serra de São Mamede e do castelo da aldeia. Para os mais novos existe ainda um parque infantil e um picadeiro, onde poderão passar bons momentos e montar a cavalo.

Para Gracinda Romão Tavares, esta é uma das principais apostas, pois vão ser ministradas aulas de equitação no picadeiro da unidade.

Ambiente acolhedor

Outra das atracções desta antiga casa de família é a sala, onde a tradicional lareira alentejana e os amarelos marcam presença e convidam a um serão bem típico alentejano.

Com um ambiente muito acolhedor, a Casa d´Alegrete, que se situa no centro da aldeia, é um verdadeiro cartão de visita da região. Segundo o presidente da Região de Turismo do Norte Alentejano, Ceia da Silva, "esta estrutura vem ao encontro do que é a verdadeira essência da nossa região. Felizmente, o concelho de Portalegre já começa a ter espaços para albergar todos aqueles que apreciam o sossego e as coisas boas da terra".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt