Uma biografia de Mozart para as crianças
"Paris está modificada. Os franceses já não são tão educados como há 12 anos; as suas maneiras roçam a vulgaridade e mostram-se terrivelmente arrogantes." Estas palavras não retratam a capital francesa dos nossos dias integram uma carta de Wolfgang Amadeus Mozart, datada de Março de 1778, endereçada a um amigo. Parte da correspondência do compositor austríaco encontra-se agora reunida em livro, apresentado ontem na Casa da Música, no Porto.
O lançamento da obra, com edição brevemente noutros países, serviu de abertura às comemorações dos 250 anos do compositor, que a Casa da Música preparou para este e para o próximo ano. Do Seu Amigo Mozart, assim se chama o livro, funciona como uma biografia do músico austríaco, dirigida aos leitores mais novos. Para captar esse público, há os desenhos e ilustrações de Donovan Bixley, nascido na Nova Zelândia, que recriam "o mundo fantástico" de Mozart. O livro, co-edição da Casa da Música e da Quidnovi, vem acompanhado com CD com excertos de algumas das obras do autor.
Depois Do Seu Amigo Mozart, a Casa da Música vai editar, entre outras obras, As Canções de João Gil , já na próxima semana,e as partituras de Freitas Branco, com textos de Antero de Quental, uma iniciativa que assinala os 50 anos da morte do músico português.
Na Casa da Música, ontem, houve um regresso ao século XVIII. No grande auditório, com muitas crianças a assistir, os músicos que interpretaram obras de Mozart surgiram com os trajes dessa época distante. Os actores, que leram algumas cartas do livro, também assim vinham vestidos. E despertavam enorme interesse na jovem plateia. Mas o motivo de tão grande entusiasmo não estava no inusitado traje aqueles actores aparecem todos os dias na TV, na série Morangos com Açúcar. No final, a fila para os autógrafos cresceu rapidamente.
No mesmo palco, momentos antes, alunos da escola Santa Maria, do Porto, apresentaram o seu espectáculo de música, no âmbito do projecto educativo (Re) Inventar Mozart, dirigido às crianças do ensino básico que decorreu durante o mês de Outubro. Esta iniciativa, promovida pelo sector educativo da Casa da Música, tem como finalidade despertar nos mais novos o gosto por ouvir, mas também por fazer música. Outros estabelecimentos de ensino portuenses preparam um espectáculo sobre a Missa em Dó Maior, que terá a participação da Orquestra Nacional do Porto e de um coro inglês.