Um universo de produtos que não pára de se expandir

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mercado George Lucas e Guerra das Estrelas são responsáveis por terem concebido e lançado o merchandising tal como o conhecemos no cinema de hoje, através de uma vastíssima galáxia de produtos derivados da sa- ga, que podem ser vistos e comprados na loja oficial online da série, disponível em http://shop.starwars.com/ e geram receitas também elas galácticas.

Lucas criou também um termo-chapéu específico - Expanded Universe - para designar todo o material exterior aos seis filmes, que os "expande" em várias direcções, desde os livros até aos comics, passando pela animação e pelos jogos de vídeo. Tudo é cuidadosamente controlado e supervisionado em grande parte pelo próprio George Lucas, que por sua vez também já incorporou elementos do Expanded Universe nos filmes das duas trilogias. Tal como sucede com o nosso universo, o universo de Guerra das Estrelas está igualmente em constante expansão.

A primeira história deste Expanded Universe data de 1978 e foi publicada no número sete da revista Star Wars da Marvel, em Janeiro de 1978, a que se seguiu, um mês depois, o livro de Alan Dean Foster Splinter of the Mind's Eye.

A partir daí, foi um nunca mais parar, com adaptações para a rádio, um punhado de telefilmes e "especiais" de televisão, uma longa-metragem animada (Star Wars: A Guerra dos Clones, de Dave Filoni) que lançou a série de televisão homónima, séries de animação tendo como heróis os Ewoks ou os robôs R2D2 e C3PO, centenas de livros organizados por colecções e assinados por nomes conhecidos da ficção científica como Timothy Zahn, muitos comics e dezenas de jogos de vídeo. Sem esquecer os tradicionais e ainda "resistentes" jogos de tabuleiro (incluindo os de role playing) e as sempre populares cartas para coleccionar. As mais raras podem mesmo atingir preços na casa dos milhares de dólares.

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