Um novo fenómeno de nome Brandi Carlile
O MySpace de Brandi Carlile é esclarecedor. Para além de alguns concertos marcados para a América, há um único espectáculo agendado para a Europa. E esse acontece hoje em Portugal, no festival Sudoeste , mais ou menos por volta das 21.00.
A responsabilidade é de uma balada que, curiosamente, tem o mesmo nome do disco: The Story. Por acaso, ou talvez não, uma conhecida marca de cerveja escolheu o dito tema para uma campanha televisiva. Meu dito, meu feito, a partir daí, o álbum passou a vender que nem pãezinhos e a canção chegou ao primeiro lugar do top nacional do iTunes. Na semana que corre, The Story é só o quinto disco mais vendido em Portugal à frente de pesos-pesados como Amy Winehouse, Paulo Gonzo, Camané e Marco Paulo.
Noutra época, o álbum já teria vendido alguns milhares e um galardão estaria garantido. Mas The Story não chegou ainda às cinco mil cópias, o mínimo suficiente para receber um disco de ouro, atribuído pela Associação Fonográfica Portuguesa.
Atendendo ao que se pode ouvir no alinhamento de doze canções, Carlile é séria candidata a conseguir um dos one hit wonder do ano com The Story. Se o concerto de hoje tiver boas reacções, um novo fenómeno nacional de palcos poderá estar em perspectiva. E aí, vêm à memória nomes como Lloyd Cole, dEUS, Tindersticks, Guano Apes ou Gene Loves Jezebel, que sempre foram mais populares em Portugal do que no resto do mundo.
Apesar de só agora revelada, Brandi Carlile já é uma cantora profissional desde a adolescência. Aos 15 anos começou a tocar guitarra e a compor. A sua primeira experiência ocorreu um ano mais tarde, quando foi contratada para fazer coros numa banda que se dedicava a recriar o cancioneiro de Elvis Presley.
O ponto de viragem viria a dar-se quando Dave Matthews viu um concerto seu no Sasquatch! Music Festival , em 2003. A Columbia (um dos selos que fazem parte do catálogo da Sony) contratou-a imediatamente e editou um primeiro álbum que passou a leste das atenções.
Foi na estrada que o seu nome começou a ser falado. Ray LaMontagne, Johnny Lang, Hanson, Indigo Girls, The Fray, Chris Isaak e Tori Amos foram apenas alguns dos artistas com quem chegou a partilhar palcos. The Story, o álbum que a projectou, foi originalmente editado em 2007, mas só um ano mais tarde chegou à Europa. Os produtores da série Anatomia de Grey escolheram logo três das canções para a banda sonora. A primeira visita à Europa só ocorreu em Novembro do ano passado. E depois veio Portugal...