Um novo Brasil cantado pelo Bonde do Rolê

Publicado a
Atualizado a

O primeiro fenómeno relativo a um novo Brasil pouco virado para si próprio teve as Cansei de Ser Sexy como protagonistas. Em inglês e sem quaisquer referências a João Gilberto, Caetano Veloso ou outros compositores de renome do seu país, este colectivo conseguiu um contrato com a Subpop e percorreu o mundo. A diferença fez-se pelo exotismo de ter uma banda brasileira a imitar... os europeus e não os nativos do seu país. Resultado? Aclamação geral, salas cheias e um enorme burburinho à sua volta.

O Bonde do Rolê propõe-nos o segundo round deste combate contra uma cultura musical sobejamente conhecida e reconhecida no seu país. De resto, os músicos do grupo não têm qualquer problema em assumir uma completa falta de identificação com a história dos sons do Brasil... à excepção do baile funk.

With Lasers é um disco virado para a noite, pensado exclusivamente para dançar sem pensar, onde as letras são intencionalmente negligenciadas. É impossível não esboçar, pelo menos, um sorriso ao ouvir o single Solta o Frango, o "cinematográfico" James Bond ou o diabólico Marina Gasolina.

With Lasers é dirigido a mentes descomplexadas que não têm problemas em ouvir Buraka Som Sistema e, de seguida, Metallica (são frequentes as referências ao universo do heavy metal). Não por acaso, a formação da banda não inclui "instrumentos" mas antes dois DJ e uma cantora/performer que transforma qualquer actuação do Bonde do Rolê num autêntico motim festivo.

Mas não se pense que temos aqui o Santo Graal da nova música brasileira. Curioso, sim, mas sem grande profundidade, o que aliás é assumido, With Lasers não tem a força do álbum de estreia das Cansei de Ser Sexy nem sequer joga para o mesmo campeonato. É interessante, sim, mas mais pelo fenómeno do que propriamente pela criatividade que sobra das canções.

O Bonde do Rolê vai dar que falar no Verão mas quando o baile funk deixar de ser uma novidade, poderão correr o risco de cair no esquecimento. Ainda assim, são capazes de oferecer momentos de pura diversão o que é de relevar.|

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt