Um "loafer" 100% português e unissexo

A Lachoix, uma marca portuguesa de sapatos, comemora cinco anos de existência e assinala-os com uma colaboração com outra marca têxtil portuguesa, a Burel Factory. O resultado é um modelo unissexo que combina tradição e meticulosidade.
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É através da colaboração de duas marcas portuguesas, a Lachoix e a Burel Factory, que nasce este sapato "loafer, disponível para ambos os géneros. Está disponível em três cores distintas. Inicialmente concebido para mulheres, o "loafer" evoluiu para atender também à procura masculina, já que a pergunta "não tem para homem?" era frequente.
A Lachoix é uma marca de "loafers" que foi criada em dezembro de 2018. Desde então, a chancela sentiu a necessidade de criar mais do que "loafers" e expandir a oferta de produtos para bailarinas, o "mid-heel", que é um sapato com um salto de quatro centímetros, sandálias e, mais recentemente, este modelo unissexo, criado em parceria com a Burel Factory.
"A marca tem vindo a ser cada vez mais reconhecida nacional e internacionalmente e fomo-nos adaptando às necessidades do nosso público e do mercado, mantendo sempre os nossos valores. Temos como principal motivação criar sapatos confortáveis, de elevada qualidade e intemporais. Um dos grandes marcos desta evolução é, sem dúvida, o modelo unissexo, da recente parceria com a Burel, que marca um grande passo para a marca com um modelo sem género, que vai desde o tamanho 36 ao 44 e está apto a ser usado em qualquer momento do dia e de que nos orgulhamos imenso", explica Fátima Carvalho, fundadora da Lachoix, em entrevista ao DN.
Quando lhe perguntamos se a Lachoix mantém a mesma identidade e valores desde o início, Fátima Carvalho responde: "Sem dúvida! Apesar da evolução da marca em termos de opções e modelos, os nossos valores e identidade mantêm-se. Nascemos com a vontade de criar sapatos confortáveis, versáteis e intemporais, diferenciando-nos de outras marcas pela utilização de materiais e padrões diversificados, tais como o veludo, os "prints", entre outros. Hoje, continuamos com a mesma visão e provavelmente ainda mais conscientes em ter uma produção sustentável, através de modelos intemporais . 60% da nossa seleção de sapatos são modelos da coleção Essentials, que temos todo o ano e produzimos consoante a procura que vão tendo. Os restantes são sempre produzidos em pequenas quantidades e assim continuamos a apoiar fábricas portuguesas, muitas delas familiares".


A colaboração entre a Burel Factory e o Lachoix Studio surgiu "porque a Burel é uma marca 100% portuguesa, com uma grande história, com um processo longo e meticuloso e que liga a tradição ao retalho, algo com que nos identificamos bastante".
A ideia, continua a fundadora da Lachoix, foi criar um sapato que representasse não só os valores da marca- intemporalidade, conforto e qualidade - como também história e tradição portuguesas, aliando a isso a resistência que o material burel tem e que "torna o modelo bastante sustentável".
"Podemos dizer que pela primeira vez temos um sapato 100% português, dado que alguns dos nossos materiais de outros modelos vêm de Itália", continua Fátima Carvalho.
E em que medida é que as duas chancelas se identificam? "A Burel é uma marca que promove e eleva a cultura de uma região interior, promovendo Portugal e apostando muito na preservação e regeneração, algo que se alinha bastante com a visão da Lachoix. Ao trabalharmos com fábricas pequenas, muitas delas familiares, promovemos o "made in Portugal", que nesta área do calçado representa muita tradição e história". Para além disso, "o burel é um material resistente, natural, reciclável e biodegradável"que também vai ao encontro dos valores da Lachoix em criar sapatos intemporais e de qualidade", acrescenta a mesma responsável.
E porquê um "loafer"? "É o modelo com o qual lançamos a marca, um modelo clássico, versátil, que é produzido com uma diversidade de materiais e que pode ter vários finais com o "penny loafer"", diz.
E como chegaram à ideia de um sapato unissexo? "Honestamente quando o modelo Burel foi criado, foi pensado apenas para mulher. No entanto, sempre quisemos ter uma resposta para o público masculino, mas nunca com um modelo especificamente para homem, então um modelo unissexo era a resposta e este modelo era o que mais "fazia fit", até porque a Burel trabalha o mercado feminino e masculino. Após vários testes com a fábrica, conseguimos um modelo unissexo que acreditamos que "casa" perfeitamente com a nossa marca. Pela primeira vez vamos poder responder positivamente à pergunta "não tem para homem?" aos curiosos que entram na nossa loja no Príncipe Real.
A procura que a marca tem pelo sexo masculino tem vindo a crescer, mas a marca não se tinha focado em ter uns modelos para mulheres e outros para homem. "A colaboração com a Burel ajudou bastante, por ser um material que se enquadra bem em versões para ambos os sexos".
E como foram escolhidos os materiais para este modelo? "O processo criativo foi bastante simples. Inicialmente queríamos apenas uma cor, no entanto, até para aumentar a opção de escolha, achámos que uma seria "curto" e então acabámos por escolher três cores. A importância de valorizar o que é português e o que é sustentável também foram tidas em conta".
Esta colaboração é, então, uma sinergia entre duas marcas que produzem de forma sustentável e em Portugal, privilegiando a qualidade à quantidade. "Este modelo é 100% português, com material feito em Portugal e em pequenas quantidades e que privilegia a intemporalidade, dado que o material burel é resistente, natural, reciclável e biodegradável", acrescenta Fátima Carvalho. No futuro, tal como fazem com os desperdícios que outros modelos deixam, poderão vir a fazer o reaproveitamento destes "loafers", como fazem com as sandálias da marca, "que são feitas de desperdícios de peles". O preço é que pode pesar um bocado no orçamento, um

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