Um Heath Ledger imaginário

'Parnassus - O Homem Que Queria Enganar o Diabo' foi o último filme em que o actor australiano participou.
Publicado a
Atualizado a

Quando, no dia 22 de Janeiro de 2008, se soube da morte de Heath Ledger, o realizador Terry Gilliam, que estava a filmar Parnassus - O Homem Que Queria Enganar o Diabo, referiu: "O filme acabou, tão simples quanto isto." Com a morte de um dos seus protagonistas, o mínimo que se pode dizer é que o filme estava em risco de nunca chegar às salas de cinema. A produção acabaria por ser cancelada por tempo indefinido dois dias depois. Todavia, Parnassus - O Homem Que Queria Enganar o Diabo acabou por ver a luz do dia e depois de se estrear mundialmente na 62.ª edição do Festival de Cannes, amanhã chega às salas portuguesas.

Mas o que fazer depois da morte de Ledger? Terry Gilliam optou por contratar três novos actores - Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell - que retratam diferentes versões da personagem de Ledger em mundos imaginários, enquanto que as cenas que o actor australiano ainda filmou retratam a mesma per- sonagem, mas no mundo real. As três estrelas de Holly-wood que acabaram por substituir Heath Ledger ofereceram os seus salários por participar neste filme à filha do falecido actor, Matilda, actualmente com quatro anos.

Este último título de Terry Gilliam conta a história do Doutor Parnassus (Christopher Plummer), director de um teatro itinerante, que fez um pacto com o Diabo (interpretado pelo cantor Tom Waits), que lhe permitiu mostrar ao seu público um espectáculo com um espelho mágico capaz de explorar a imaginação alheia. No entanto pouco antes do 16.º aniversário da filha de Parnassus, o Diabo volta para receber a sua parte do pacto: a alma da adolescente. Tony, nome da personagem à qual Ledger ainda deu vida, é um homem misterioso que se junta à trupe teatral.

Apesar dos contratempos que teve, o filme do realizador que ficou célebre como um dos membros dos Monthy Python está a ter bons resultados de bilheteira. Basta referir que para um orçamento de 22 milhões de euros, o filme já arrecadou à volta de 43,4 milhões de euros de receitas de bilheteira.

Mas a morte de Heath Ledger não foi o único problema que Terry Gilliam enfrentou durante a rodagem de Parnassus - O Homem Que Queria Enganar o Diabo, já que o produtor Bill Vince também morreu durante a fase de produção do filme. Aliás, Terry Gilliam não tem tido muita sorte. Há dez anos começou a rodar The Man Who Killed Don Quijote. Mas os percalços foram tantos que só recentemente é que o cineasta decidiu voltar ao projecto, estando já confirmado que o norte-americano Robert Duvall será o Dom Quixote de Terry Gilliam.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt