Um fóssil vivo apanhado nas redes

Publicado a
Atualizado a

Celacanto. Peixe de espécie com 350 milhões de anos foi capturado no mar da Indonésia

Tem quase metro e meio de comprimento, pesa 50 quilos. É um celacanto. Um peixe que, dizem os cientistas, é um fóssil vivo. O "fóssil" foi pescado ao largo da ilha indonésia de Sulawesi, há dois meses, e o seu aspecto estranho, com olhos fosforescentes e membros semelhantes a pernas, chamou a atenção dos pescadores. O espécime, o segundo de que há registo de captura, está agora em estudo.Os registos fósseis de celacantos mais antigos datam de há 350 milhões de anos e os cientistas pensavam que se tivesse extinguido há 70 milhões de anos.

Foi por isso uma surpresa quando um peixe idêntico a um celacanto apareceu nas redes de pescadores em 1938, na costa leste africana, junto às ilhas Comoro, no Índico. Desde então, descobriram-se 300 espécies de modernos celacantos naquela região.

Em 1998, outra supressa. E outro celacanto, mas a captura aconteceu muito longe da costa leste africana, em águas indonésias. E a surpresa não ficaria por aí. Um estudo mostrou que o seu genoma diferia em 3,5% do dos peixes africanos. Uma nova espécie de celacanto, o Latimeria menadoensis, era assim acrescentada ao catálogo. Mas parecia animal único, já que, desde então, não voltou a ser visto em lado nenhum. Até agora.

O facto de outro peixe destes ter caído agora em malhas humanas, leva os cientistas a pensar que deverá existir ali uma segunda população desta espécie tão antiga.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt