Um fim-de-semana de encontros tórridos
A sucessão de jogos quentes que as principais ligas europeias proporcionam este fim-de-semana começa já hoje na capital espanhola. A crise sustentada do Real Madrid cruza-se no Santiago Bernabéu com o momento de crise do Valência - o campeão espanhol foi goleado em casa sem misericórdia a meio da semana pelo Inter de Milão, por 5-1. Mas há ainda derby em Milão, clássico na Holanda e muito mais em Manchester, onde o United recebe o Arsenal num jogo que começou na época passada.
A última vez que as duas equipas se encontraram em Old Trafford foi há um par de meses, mas tem sido o clique para o jogo de amanhã entre os dois principais concorrentes do Chelsea de José Mourinho ao título inglês. À avassaladora campanha dos Gunners, que levam 49 encontros sem derrotas na Premier League e que na edição 2004/05 só consentiram um empate em nove jogos, Alex Ferguson tem respondido com pressão. O treinador do United tem acusado os rivais de «terem cometido um crime e terem fugido sem pagar», referindo-se às tentativas de agressão a Nistelrooy no jogo da época passada e que não foram punidas com mais do que três jogos para Martin Keown. O escocês comparou mesmo as cenas pouco edificantes com a cena de artes marciais de Cantona com um adepto durante um jogo, que valeram na altura nove meses de suspensão ao francês.
Mas Arsene Wenger tem andado mais preocupado com o seleccionador espanhol, que recentemente se referiu a Henry de forma pouco edificante. Numa tentativa de motivar Reyes para um jogo da equipa nacional, Luis Aragonês disse ao espanhol do Arsenal que era «muito melhor do que o preto» dos londrinos. Wenger, como está por cima de Ferguson, com mais 11 pontos, deixou as críticas do escocês esbaterem-se no muro do silêncio e tem antes tentado obrigar Aragonês a pedir desculpas publicamente. Até agora, o seleccionador espanhol limitou-se a dizer que a frase foi vista fora do contexto.
Mas os romances tórridos de fim-de-semana seguem em mais pontos da Europa - e até do mundo, uma vez que no Brasil não há um Fla-Flu, mas há um Vasco da Gama-Flamengo, amanhã, e há quem acredite que esta é a grande rivalidade, pelo menos no Rio de Janeiro.
Amanhã há ainda um clássico do futebol holandês: o PSV Eindhoven recebe o desfigurado Ajax. No campeonato, apenas quatro pontos separam as duas equipas, com o anfitrião na frente na companhia do Feyenoord. Mas também há derby em Milão, onde o Milan defronta o Inter na condição de visitado - as duas equipas utilizam o mesmo recinto. A equipa de Rui Costa está ligeiramente melhor no campeonato, com mais três pontos (a distância que separa o Milan da líder Juventus), mas o Inter tem mostrado recentemente um poder de fogo descomunal. O Valência é a principal vítima da potência ofensiva da Internazionale, exponenciada pelo brasileiro Adriano.
Os campeões espanhóis, aliás, nem vão ter tempo para se martirizar da desfeita em casa (1-5) de quarta-feira. Hoje jogam em Madrid frente ao esquizofrénico Real e procuram não descolar do Barcelona, o grande patrão, até ao momento, da Liga espanhola. São já cinco os pontos de avanço dos catalães sobre a equipa che, mas até nisso os «galácticos» estão pior: nove pontos é a distância a que está o líder.