Um elefante tanzaniano 'entalou' a Irlanda

Presidente irlandês recebeu animal como prenda, mas não havia dinheiro para pagar o transporte até Dublin. Tudo aconteceu em 1980.
Publicado a
Atualizado a

Em Fevereiro de 1980 o Presidente da Irlanda, Patrick Hillery, recebeu, durante uma visita a África, um elefante da Tanzânia. Hillery agradeceu a presente e deixou o mamífero ao cuidado da embaixador em Dar-es-Salaam.

A oferta da Tanzânia vinha à condição: à Irlanda cabia suportar os custos do transporte do elefante. Uma coisa de nada, pareceu ao Presidente, mas que, segundo documentos ontem divulgados, tornou-se um "problema de monta" para a diplomacia irlandesa.

Em Setembro daquele ano, o Governo da Tanzânia escreveu ao embaixador irlandês a lembrá-lo que lhe caberia pagar os custos da viagem do animal, que se ficavam pelas quatro mil libras irlandesas (cerca de cinco mil euros), um soma muito avultada no início daquela década.

O embaixador chutou o assunto para Dublin, mas em Dezembro do mesmo ano recebeu um telegrama tão insólito quanto inesperado do Ministério dos Negócios Estrangeiros. "Seria do agrado do ministério que a embaixada suportasse os custos e o mais rapidamente possível. Vocês têm as quatro mil libras?", perguntava-se.

"Nenhum dos três ministérios que contactámos para tentar debelar a dívida tem esse dinheiro disponível. O resultado de toda esta história é que damos por nós com este problema de monta nos braços e entalados com esses custos de transporte."

Semanas depois a embaixada acabaria por pagar a conta e o elefante foi enfim levado para o jardim zoológico de Dublin.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt