Um copo de vinho em Sintra
Às vezes queremos provar um copo de um vinho de que ouvimos falar e não estamos para comprar a (cara) garrafa toda. Ou apetece-nos comer qualquer coisa e tomar um ou dois copos, sem ter que abancar de garfo e faca num restaurante. Ou então temos um ataque de enofilia e, em vez de cinco copos da garrafa, queremos provar um copo de cinco garrafas diferentes.
Tudo isto, sem falar da Brigada de Trânsito e do seu temível balão, são bons motivos para ir a um bar de vinho, locais onde a quantidade se mede ao copo e não à garrafa. Populares no estrangeiro, inexplicavelmente os chamados wine bars ainda são raros entre nós.
Mas agora, quem for passear para a vila de Sintra, numa das ruas mais movimentadas do centro, encontra na Binhoteca uma selecção de 150 vinhos portugueses que podem ser tomados a copo (a preços que vão do 1,5 aos 11 euros) acompanhando enchidos, queijos e outros produtos portugueses certificados. Tanto os vinhos, em garrafa, quanto estes produtos, embalados, também ali se vendem.
O responsável pela casa, aberta há cerca de um mês, é Paulo Cruz, que desde 1991 tem também em Sintra o Bar-do-Binho, loja especializada em vinho do Porto. "Além da variedade, quem vier aqui prova o vinho em copos adequados, da SchottWiesel, servido à temperatura certa", garante.
Residentes e turistas estrangeiros, incluindo muitos espanhóis que o vêem como bar de tapas, têm sido os principais clientes. "Nós ainda não temos muito a cultura do vinho a copo, mas, sobretudo entre os apreciadores , ela está a aumentar", conclui Paulo Cruz.