Última homenagem a Aragão Seia

Publicado a
Atualizado a

Mais de 100 pessoas juntaram-se hoje na Basílica da Estrela, Lisboa, para prestar a última homenagem ao presidente do Supremo Tribunal de Justiça, falecido no sábado, numa cerimónia que contou com algumas das mais importantes figuras do Estado português. O Presidente da República, Jorge Sam- paio, e o primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes, compareceram na missa de corpo presente de Jorge Aragão Seia, celebrada pelo cardeal-patriarca de Lisboa. O presidente da Assembleia da República (AR), Mota Amaral, foi representado na cerimónia pelo vice-presidente António Filipe.

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) é a quarta figura do Estado português, a seguir ao Presidente da República, presidente da Assembleia da República e primeiro-ministro. Entre os presentes estavam também diversas personalidades da vida política e do meio judicial. O ex-presidente do Parlamento e deputado do PS Almeida Santos e o ex-ministro da Justiça António Costa estiveram também na Basílica da Estrela, assim como o actual titular da Justiça, Aguiar-Branco.

Do meio judicial marcaram presença o anterior e o actual bastonário da Ordem dos Advogados, José Miguel Júdice e Rogério Alves, respectivamente, assim como o procurador-geral da República, Souto Moura. O cortejo fúnebre saiu da Basílica da Estrela perto das 11.30, seguindo depois para o cemitério de Agramonte, no Porto.

O presidente do STJ tinha sido reeleito em Março no ano passado para um segundo mandato. Aragão Seia nasceu no Porto a 29 de Abril de 1936 e licenciou-se em Direito em 1959, na Universidade de Direito de Lisboa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt