UCI concede crédito junto de mediadores

Publicado a
Atualizado a

> paula cordeiro

Comprar casa através de um mediador imobiliário e pedir um empréstimo dentro da própria agência de mediação já é possível em Portugal. A União de Créditos Imobiliários (UCI) é a única entidade financeira a fazê- -lo, tendo criado uma rede comercial que acompanha mais de 3 mil mediadores. O conceito, importado de França e Espanha, é simples: o cliente quando escolhe a casa que quer comprar através de um mediador imobiliário acede também ao apoio financeiro da equipa da UCI, que analisa o seu pedido de crédito e as suas condições.

Existente em Portugal desde 1999, a UCI tem vindo a lançar vários produtos inovadores no mercado do crédito à habitação, como referiu ao DN João Duarte, da direcção de Marketing da UCI.

O mais recente é o Euro Mortgage, um crédito à habitação para cidadãos estrangeiros não residentes em Portugal, mas que querem comprar casa no nosso país. Destina-se, essencialmente, à aquisição de uma habitação de férias em zonas turísticas, como o Algarve.

A UCI disponibiliza ainda um conjunto de outro créditos hipotecários, tendo sido a primeira instituição em Portugal, segundo João Duarte, a oferecer o crédito «Troca de Casa», com a possibilidade de comprar a nova casa como se já tivesse vendido a antiga.

De entre as características inovadoras dos produtos da UCI, de destacar o «Super Crédito Fácil», que permite deixar de pagar uma prestação ao ano, durante os três primeiros anos. Os juros devidos serão acrescidos ao capital em dívida. Esta empresa disponibiliza 14 diferentes modalidades de crédito destinados a facilitar a aquisição de casa. No que respeita às taxas de juro praticadas, o indexante utilizado é a Euribor a 6 meses, acrescida de um spread que varia entre os 0,8 e os 1,8 pontos percentuais.

A UCI é detida, em partes iguais, pelo Grupo Santander e pelos franceses do BNP/Paribas, resultando de uma joint-venture entre os dois bancos que começou a actuar em França, alargando depois para Espanha, Portugal e, mais recentemente, à Grécia.

Para além da sua rede de solicitadores, que actua junto das agências de mediação imobiliária, esta empresa financeira conta ainda com 7 agências, que servem de apoio logístico.Como a UCI não é um banco, os seus clientes terão de abrir uma conta no Santander, para através dela pagarem as suas prestações.

Tudo o resto - análise de risco do cliente, avaliação do imóvel, aprovação do crédito e procedimentos registrais - é assegurado pela UCI.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt