Uber proibida de operar em Espanha
Um juiz de Madrid proibiu hoje de operar em todo o território nacional a Uber, uma empresa de serviço de transporte com condutor acionada a partir de uma aplicação no telemóvel.
A justiça aceitou as medidas cautelares propostas pela associação de taxistas de Madrid, uma vez que os condutores contratados pela Uber não necessitam de qualquer autorização administrativa para desenvolver a sua atividade, o que pressupõe concorrência desleal, explica o El País.
A Uber coloca em contacto os utilizadores e condutores - sem licença de condução que permita o transporte de passageiros - e retém 20% do preço da viagem. A empresa norte-americana operava em Madrid, Barcelona e Valência.
Não é a primeira decisão neste sentido: em setembro, um tribunal alemão interditou os serviços da Uber no país após uma ação interposta também por uma empresa de táxis, que alegava contra a empresa o facto de os motoristas não terem formação certificada.
Em Portugal, a Uber está desde o passado mês de julho. Apesar da controvérsia que tem envolvido a sua atividade noutros países, em Lisboa os taxistas veem a empresa como mais uma central de táxis e, pelo menos até ao momento, não houve reações violentas como as dos profissionais espanhóis ou alemães.