Truques para poupar água

Publicado a
Atualizado a

Em casa, a grande fatia do consumo pertence a torneiras, chuveiros e autoclismos. Uma descarga de autoclismo superior a seis litros é excessiva. O mesmo pode dizer-se de uma torneira que, na abertura máxima, debite mais de 8 litros por minuto.

Se os seus dispositivos forem pouco eficientes, substitua torneiras, chuveiros e autoclismos por modelos economizadores ou opte por acessórios para reduzir o débito dos antigos. Alguns têm preço acessível e são fáceis de instalar.

Por exemplo, pode colocar redutores na extremidade das torneiras do lavatório, bidé e cozinha. São ponteiras de rosca com uma rede que mistura ar no fluxo de água e dá a sensação de igual volume para um menor débito. Custam cerca de cinco euros. No caso do chuveiro, a sobreposição de redutores pode resultar em fluxos muito baixos e comprometer o funcionamento do esquentador.

Para grande parte dos usos, nomeadamente duches e lavagem da loiça, que requerem água quente, poupa também energia. Esta pode chegar aos 40%, o que, por si só, paga o investimento nos redutores em poucos meses.

Algumas torneiras e chuveiros economizadores não trazem a indicação de caudal na embalagem. Nos últimos, a posição de poupança nem sempre é intuitiva e clara. Informe-se na loja. Quanto a acessórios, prefira os que referem a poupança sem margem para dúvidas.

Mudar hábitos também compensa: pode traduzir-se num corte para metade dos gastos das torneiras. Fechá-las enquanto lava os dentes ou armazenar em garrafões a água que sai até a do duche ficar quente são duas boas dicas.

Na hora da higiene, opte por duches curtos em vez de banhos de imersão. Evite que a torneira fique aberta por mais de cinco minutos e feche-a enquanto se ensaboa. Nos banhos de imersão das crianças, use um quarto da capacidade da banheira e recolha a água fria até chegar a quente. Abra pouco a torneira enquanto faz a barba ou lava as mãos.

Uma animação no portal da Teste Saúde na Internet mostra como é simples pôr estes conselhos em prática. Encontra ainda um simulador que calcula os custos da água quente e informações sobre a gestão da água pelos municípios.

Dicas para poupar

Para cozinhar, prefira os métodos a vapor, o forno microondas e a panela de pressão. Poupa água, preserva as vitaminas e melhora o sabor.

Use as máquinas de lavar com a carga completa, sem recorrer à pré-lavagem. Adapte o programa ao grau de sujidade. Limpe os filtros com regularidade. Evite lavar a loiça à mão com a torneira sempre aberta.

Reutilize águas residuais relativamente limpas para lavar pavimentos exteriores, encher o autoclismo e regar o jardim.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt