Trovoada forte pode voltar esta noite. E com chuva, granizo e vento

Os portugueses poderão vir a acordar novamente com o forte ruído provocado pela trovoada, tal como aconteceu durante a noite passada.
Publicado a
Atualizado a

Existe a possibilidade de novas descargas elétricas em Portugal devido às massas de ar que atravessam o continente. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê aguaceiros que podem ser fortes, queda de granizo, trovoada e rajadas de vento para o final do dia.

O continente encontra-se sob aviso amarelo de precipitação até às 22h00 de hoje, com condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, e que ocasionalmente podem provocar a queda de granizo e a ocorrência de trovoadas e rajadas de vento forte. Apenas a Madeira e Açores se encontram livre de risco de mau tempo. O IPMA prevê uma temperatura máxima para Lisboa de 27º na sexta-feira.

Entre as 00h e as 9h00 da manhã desta quinta-feira, a zona norte e centro de Portugal foi fortemente fustigada por trovoada. A zona costeira do norte e centro, bem como Lisboa e Portalegre, foram os locais mais afetados pelas descargas elétricas, com cerca de "15 mil pontos de descargas", revela o IPMA.

A trovoada registada no país deve-se "a uma situação de instabilidade atmosférica, com massas de ar quente e instável que potencia a ocorrência de aguaceiros, granizo e vento", que pode originar pequenos tornados, explicou o IPMA ao DN.

Várias ocorrências de trovoada, rajadas de vento e chuva foram registadas no site do IPMA, essencialmente entre 3h00 e as 5h30, horas em que a trovoada se fez sentir com maior intensidade. A maioria das ocorrências enviadas para o site têm origem nas cidades do Porto, Aveiro, Lisboa e Portalegre.

No Baixo Alentejo e na zona sul do continente o número de descargas elétricas foi bastante inferior, não havendo registos de trovoada no Algarve durante a noite passada e apenas um registo no Baixo Alentejo, próximo de Ermidas-Sado, freguesia de Santiago do Cacém.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt