Tribunal de Berlim prende árbitro corrupto por recear fuga

Publicado a
Atualizado a

O árbitro Robert Hoyzer, figura- -chave do escândalo de manipulação de resultados de jogos que atinge o futebol alemão, foi detido ontem por ordem do tribunal de Berlim, que considerou existir "perigo de fuga". A ordem de detenção, segundo informou a Procuradoria de Berlim, já tinha sido avançada quinta-feira, baseada nas acusações de "cumplicidade em oito casos de fraude".

Hoyzer admitiu a manipulação dos resultados de quatro jogos (um da Taça da Alemanha, um da segunda e dois da terceira divisões), por ordem de um grupo de apostadores croatas, que o tinham sob ameaça. A Procuradoria tem a suspeita de que já antes de 2004 Hoyzer teria praticado delitos similares aos que agora lhe são imputados, pelos quais poderá sofrer uma condenação de prisão que poderá ir até aos 10 anos.

Quanto ao árbitro Torsten Koop, de 39 anos, acusado de ter omitido uma tentativa de suborno de Hoyzer, será dispensado definitivamente pela Federação Alemã de Futebol (DFB), segundo o responsável da comissão de árbitros do organismo, Manferd Amarell. Koop é acusado de ter omitido uma tentativa de suborno de Hoyzer, motivo que levou a DFB a suspender o árbitro, que será formalmente despedido na próxima semana.

Koop confirmou à DFB que assistiu a uma conversa entre Hoyzer e um terceiro árbitro, Dominik Marks, sobre manipulação de resultados, mas justificou o silêncio por pensar tratar-se apenas de uma brincadeira. As justificações de Koop não convenceram, porém, a DFB, pois os responsáveis do futebol germânico consideraram que a omissão constituiu uma traição à confiança do organismo.

Além de Hoyzer encontram-se em prisão preventiva o dono de um café de apostas em Berlim e dois trabalhadores do mesmo estabelecimento, todos eles relacionados com o escândalo de manipulação de resultados de jogos no futebol alemão.

jornada.O Schalke 04 venceu em casa o Wofsburgo por 3-0, em jogo a contar para a 21.ª jornada do campeonato alemão e colou-se na liderança ao Bayern de Munique. Schalke 04 e Bayern de Munique têm 21 pontos, mas a equipa bávara, que tem menos um encontro, apenas joga hoje com o Arminia Bielefeld, no terreno deste. O terceiro classificado é o Werder Bremem, com 37 pontos.

Resultados dos jogos da 21.ª ronda Herta Berlin-Nuremberga, 2-1; Hamburgo-Estugarda, 2-1; Kaiserlautern-Hansa Rostock, 2-1; Werder Bremem-BorussiaMoenchengladbach,2-0; Friburgo-Hanover, 0-0; Borussia Dortmund-Bochum, 1-0. A jornada completa-se hoje, também, com a partida Bayer Leverkusen-Mainz.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt