Tratado Lisboa em vigor com cerimónia na Torre de Belém

Cavaco, Sócrates, Barroso, Zapatero e Rompuy entre os presentes que vão discursar
Publicado a
Atualizado a

O Tratado de Lisboa entra em vigor esta terça-feira, após oito anos de reflexão e controvérisa, quase dois anos depois de ter sido assinado na capital portuguesa pelos líderes dos 27.

A ocasião vai ser assinalada com uma cerimónia breve e simbólica na Torre de Belém, ao início da noite, aproveitando o cenário deixado pela cimeira Ibero-Americana.

Aí vão estar presentes e discursarão o Presidente e o primeiro-ministro de Portugal, Cavaco Silva e José Sócrates, os presidentes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, Durão Barroso e Jerzy Buzek, o presidente em exercício da União Europeia, Fredrik Reinfeldt, o novo presidente permanente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, o primeiro-ministro espanhol, Rodríguez Zapatero, cujo país assume em Janeiro a presidência da UE.

Em Lisboa estará também a nova Alta Representante para a Política Externa e de Segurança da UE, Catherine Ashton, mas não tem previsto discurso.

Ashton será também vice-presidente da Comissão Europeia, mas para assumir essa função deverá ter que esperar até 26 de Janeiro, altura em que os eurodeputados votam a Comissão Barroso II.

O Tratado de Lisboa visa dar mais força à União Europeia, agilizando o processo de decisão, dando-lhe mais projecção a nível externo.

Apesar de ter o nome da capital portuguesa, é um tratado que reduz o peso de países como Portugal, tornando mais fácil o domínio de um directório dos grandes países, como Alemanha, França e Reino Unido.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt