TOMAR. Óleos vão ser reciclados ÁGUEDA. Reuniões de câmara sem papel LOURES. Sacavém ganha biblioteca ao ar livre SANTIAGO DO CACÉM. Água mais barata para famílias numerosas MARINHA GRANDE. Museu da Floresta em estudo ALCOBAÇA. Juntas fazem 'rastreio' de pobrezaGUIMARÃES. Primeira edição do Parlamento Jovem Europeu GUARDA. Caminhos dos pastores são atracção turísticaANGRA DO HEROÍSMO. Reduzir a população de pombos na cidade
Os primeiros contentores para a recolha de óleos alimentares usados chegaram à cidade de Tomar. Os oleões foram esta semana colocados junto às cinco escolas secundárias do concelho. A câmara municipal prevê instalar ainda mais contentores nas sedes de todas as freguesias do município. "A autarquia quer continuar a apostar na reciclagem de resíduos, em particular dos óleos", explicou o presidente da câmara, Corvelo de Sousa. Cada oleão possui um manómetro ligado em rede aos computadores da Resitejo - Associação de Gestão e Tratamento dos Lixos do Médio Tejo - que permite aos serviços proceder à recolha imediata quando estiver quase cheio.
O presidente e os vereadores aboliram o papel das reuniões da Câmara Municipal de Águeda. Desde o início do mês que a ordem de trabalhos e a informação de apoio para cada matéria em discussão é transportada no computador portátil de cada autarca. Em vez de fazerem centenas de cópias e impressões para cada reunião do executivo, os documentos submetidos a decisão são convertidos para ficheiros PDF e consultados nos portáteis que os eleitos levam para as reuniões. Além dos benefícios ambientais, a autarquia alega que o novo método permite também que os serviços conheçam as decisões em tempo real, já que as assinaturas digitais do presidente e dos vereadores são introduzidas com recurso ao cartão do cidadão.
O Bibliobanco é uma biblioteca ao ar livre sem horários, chaves ou funcionários. Desde o início da semana que está localizada na Praça Regimento de Artilharia Pesada Um, junto à Avenida do Estado da Índia, em Sacavém (Loures) e tem livros destinados a todas as faixas etárias. O projecto "Ler por Sacavém" resulta da parceria entre a câmara municipal, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Junta de Freguesia de Sacavém, permitindo ao leitor levar um livro emprestado, lê-lo num café, num jardim, ou em casa e depois devolvê-lo.
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém quer criar uma tarifa especial para famílias numerosas e, para isso, aprovou uma proposta de Alteração do Regulamento Municipal do Serviço de Abastecimento de Água. A proposta, aprovada por unanimidade, vai agora ser submetida a apreciação pública, para recolha de sugestões. O regime tarifário vai contemplar a situação específica das famílias com cinco ou mais elementos e será atribuída pelo período de um ano, mediante o requerimento dos interessados. Nessas circunstâncias, será possível às famílias numerosas terem um maior volume de água a um preço mais baixo, que no entanto, ainda não está definido.
Criar um museu da floresta é a grande ambição da Câmara Municipal da Marinha Grande. O projecto está em fase de estudo do modelo de gestão e o ponto de situação relativo ao pré-programa museológico já foi entregue à Autoridade Florestal Nacional (AFN). Alberto Cascalho, presidente da autarquia, diz que esta é uma obra "essencial" para o município, uma vez que a exploração florestal faz parte da identidade da cidade. A câmara esclareceu ainda que pretende criar o Museu Nacional da Floresta no Parque do Engenho e de Pedreanes.
As 18 juntas de freguesia de Alcobaça estão a proceder ao levantamento de casos de pobreza existentes no concelho. A ideia partiu do presidente da câmara, Gonçalves Sapinho, que quer saber "quais são as situações onde se impõe que sejam tomadas medidas". O levantamento é, antes de mais, uma acção de prevenção. A vereadora responsável pelos pelouros da Cultura e Acção Social, Alcina Gonçalves, já admitiu a possibilidade de o concelho cortar investimentos em eventos culturais para libertar mais verba para as intervenções sociais.
A primeira edição do Parlamento Jovem Europeu realiza-se em Guimarães. O Centro Cultural de Vila Flor é, na quarta-feira, palco para jovens de cinco cidades europeias debaterem questões sobre a UE e temas da actualidade através da apresentação de trabalhos elaborados pelos alunos do ensino secundário. A iniciativa nasceu após Guimarães e outras quatro cidades europeias criarem, em Junho de 2008, a associação intermunicipal denominada Parlamento Jovem Europeu. Os municípios fundadores estão unidos por protocolos de geminação e são cinco: Guimarães, Igualada e Tacoronte (Espanha), Kaiserslautern (Alemanha) e Compiègne (França). O projecto pode vir a ser alargado a mais municípios europeus e funcionará uma vez por ano em sistema de rotatividade pelos municípios membros.
Os caminhos que antigamente eram utilizados pelos pastores na condução dos rebanhos, existentes na freguesia de Fernão Joanes, no concelho da Guarda, vão passar a ser atracção turística. Até ao fim do mês, a junta de freguesia vai colocar placas de sinalização nas dez canadas - percursos pastoris - com o objectivo de promover passeios pedestres e incentivar o turismo de Natureza. Canada do Torneiro, da Cortelha do André, do Urtigal, do Braceiro, das Lameiras, da Lage da Serra, da Cortelha do Pereiro e do Grifo, são os nomes de alguns trajectos que em breve serão sinalizados pela Junta de Freguesia de Fernão Joanes com placas em madeira de castanheiro, serigrafadas por professores da Escola C+S de S. Miguel, na Guarda. Os visitantes poderão contar também com o auxílio de guias, que irão explicar a história de cada percurso. As canadas são caminhos ladeados por paredes em granito, que serpenteiam as serras da região.
A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (Açores) começou no final da semana a distribuir milho com hormonas aos visitantes do jardim público. A medida tem como objectivo reduzir o número de pombos naquela cidade, cuja população está estimada em cerca de 400 aves. A campanha, feita através da distribuição de milho impregnado com progesterona, visa reduzir o número de pombos da raça Columba livia que têm um forte impacto na destruição de canteiros e nos edifícios do município.