Toma posse o homem que "construiu Brasília"
Presidente do Brasil entre 1956 e 1961, assumido "grande amigo de Portugal", Juscelino Kubitschek - também conhecido simplesmente por JK - ficará com o nome para sempre gravado na História com o homem que construiu a arrojada capital brasileira, Brasília.
No dia 1 de fevereiro de 1956, no entanto, esse imenso projeto dos arquitetos Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Joaquim Cardoso ainda pouco mais era do que uma miragem no horizonte. Nessa data, o DN noticiava a tomada de posse ocorrida no dia anterior, no Rio de Janeiro.
"Recém-chegado da sua viagem relâmpago à Europa, depois de ter passado pelos Estados Unidos, o novo Presidente e João Goulart, vice-presidente, prestaram juramento solene na Câmara dos Deputados", escreveu o DN. "O tempo vestiu as suas melhores galas para a festa. O dia esteve claro e quente, um belo dia de verão amenizado por uma brisa que fazia trémulas as bandeiras auriverdes içadas nas fachadas dos edifícios ao longo da bela avenida Rio Branco e em volta do edifício da Câmara dos Deputados".
A descrição prossegue, deixando assim um retrato, bem ao estilo da época, do momento em que chegou ao poder aquele que viria a ser por muitos considerado o pai do Brasil moderno.