Tiroteio no Rossio causa dois feridos

Publicado a
Atualizado a

O pânico instalou-se ontem de manhã na Praça do Rossio, em Lisboa, quando um aparente assalto à mão armada se transformou num tiroteio, de que resultaram dois feridos. Os assaltantes fugiram numa mota mas foram interceptados e detidos pela polícia, uns metros à frente.

O roubo aconteceu às 11.00, quando dois funcionários de uma casa de câmbios, situada junto à Praça da Figueira, se deslocavam a pé transportando na mão uma mala com dinheiro para ser depositado no banco. Segundo contou ao DN uma testemunha, os homens preparavam-se para atravessar a rua na passadeira em frente à Calçada do Carmo, quando foram surpreendidos por dois indivíduos que circulavam numa mota Honda preta de grande cilindrada e com a matrícula disfarçada.

«Um dos assaltantes saltou da mota e puxou a mala do senhor que ia atravessar a estrada. Como ele resistiu, tirou uma pistola e disparou vários tiros sobre os dois homens. Depois disso, começou a dar tiros para o ar», contou ao DN uma jovem, ainda bastante assustada. «Fiquei em estado de choque, nem queria falar sobre o assunto», desabafou esta testemunha que se encontrava no passeio, a escassos metros do local.

Depois dos tiros, e de as vítimas terem caído na estrada, instalou- -se a confusão no local, com pessoas a tentarem socorrer os feridos e outras a refugiarem-se nos estabelecimentos comerciais. Os agressores fugiram na mota pela Rua do Ouro, tendo sido interceptados pela polícia uns quarteirões à frente, no cruzamento com a Rua de São Julião. «A mota foi barrada por um carro da polícia que se atravessou à frente dos assaltantes em fuga», explicou ao DN fonte do Comando Metropolitano da PSP.

Os assaltantes eram dois indivíduos, com 23 e 27 anos, estavam armados com um revólver e protegidos com coletes à prova de bala. Apesar de a investigação ainda decorrer, a polícia acredita que os agressores já conheciam as vítimas e estavam informados do transporte do dinheiro.

Os suspeitos não conseguiram levar o objecto do roubo e os cerca de 80 mil euros que estavam na mala acabaram por ser depositados no banco.

O trânsito na Rua do Ouro esteve interrompido durante quase uma hora para os agentes da PSP e da Polícia Judiciária poderem recolher informações e indícios.

As duas vítimas, uma com 52 anos e outra com 38, foram transferidas para o Hospital de São José, onde se encontram livres de perigo. «Um dos homens foi ferido com uma arma de fogo e inspira mais cuidados, podendo ainda necessitar de uma intervenção cirúrgica. A outra vítima sofreu apenas ferimentos ligeiros, resultado da agressão», adiantou ao DN Caldeira Fradique, director do Serviço de Urgência do hospital. Os dois utentes deverão ter alta médica nos próximos dias.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt