TGV entre Lisboa e Madrid vai ter tarifas 'low cost'

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Ferrovia. Em Setembro de 2013, Lisboa e Madrid ficarão ligadas pelo comboio de alta velocidade. Os estudos indicam que o TGV vai retirar entre 35% a 40% dos passageiros que viajam hoje de avião entre as duas capitais. Em declarações ao DN, Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes, refere que os bilhetes entre Lisboa e Madrid têm um preço de referência na ordem dos cem euros por percurso, e que irá baixar conforme os dias e os horários

Portugal entra hoje na alta velocidade, com o lançamento do primeiro concurso da Parceria Público-Privada (PPP) para a concessão, construção, financiamento e manutenção do troço Poceirão-Caia, que faz parte da linha Lisboa/Madrid. São 167 Km de linha postos a concurso, num investimento de 170 milhões de euros. O lançamento do concurso tem lugar em Évora, a primeira paragem do TGV na ligação a Madrid. José Sócrates preside à cerimónia, ao lado de Mário Lino e de Ana Paula Vitorino, ministro das Obras Públicas e secretária de Estado dos Transportes.

Em declarações ao DN, Ana Paula Vitorino diz que "é a concretização de um projecto de que se fala há mais de 20 anos". Até final do ano será ainda lançado o troço Lisboa-Poceirão (cerca de 30 Km) e o concurso para a construção da ponte Chelas-Barreiro. A responsável pela pasta dos transportes garante que o projecto "não vai sofrer atrasos". Em Setembro de 2013, Lisboa vai ficar ligada a Madrid por comboio de alta velocidade, e o serviço vai "revolucionar" as viagens entre as duas cidades.

Para já, diz Ana Paula Vitorino, espera-se uma transferência de passageiros do avião para o TGV "entre 35% a 40%". Mas, a grande novidade será a introdução de um tarifário semelhante ao praticado pelas companhias aéreas low cost (de baixo custo). Com um preço de referência de cem euros (por percurso), os passageiros do TGV para Madrid vão poder usufruir de preços mais baixos nas viagens fora dos horários nobre (início da manhã e fim da tarde); em dias da semana com menos procura, ou do mês. Os passageiros frequentes, a pensar nos homens de negócio, vão também usufruir de benefícios semelhantes aos das companhias aéreas. Outra vantagem apontada por Ana Paula Vitorino é o facto do comboio chegar ao centro de Madrid, na estação da Atocha.

Em 2010, será lançado o concurso para escolher o fornecedor dos comboios que irão circular nas linhas de alta velocidade: Lisboa-Madrid, Lisboa-Porto e Porto-Vigo. Na linha da frente estão a Alstom, Bombardier e Siemens.

A ligação entre as duas capitais ibéricas será feita a 350 Km/hora em 2h45 minutos. Do lado português, 200 km separam Lisboa do Caia, onde terá lugar a intercepção da linha portuguesa com a espanhola. A procura estimada para esta ligação aponta para 9,4 milhões de passageiros por ano.

No próximo ano, começam a ser lançados os concursos para a ligação Lisboa/Porto, avaliada em 4,5 mil milhões. A saída de Lisboa, entre Moscavide e Alverca, será feita em túnel e é esta ligação que sobrecarrega o investimento nos 300 km que separam as duas cidades. A Rave aponta a entrada em funcionamento da linha Lisboa/Porto em 2015 e o preço de referência (por percurso) está estimado em 40 euros. A Linha Porto/Vigo implica um investimento de 890 milhões.

No início de 2009, será lançado o concurso para a ampliação e adaptação da Gare do Oriente para a alta velocidade.|

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