Tesouro do Santo Cristo cresce todos os anos

Publicado a
Atualizado a

Santuário guarda fortuna incalculável

O santuário da Esperança, em Ponta Delgada, onde está guardada a venerada imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, esconde um tesouro incálculável em ouro, que o torna um dos mais preciosos da Península Ibérica. As festas terminam no dia 21 e enchem a ilha de visitantes.

O património não está devidamente avaliado, porque todos os anos é enriquecido com ouro e pedras preciosas oferecidos por sucessivas gerações de devotos, sobretudo emigrantes. Em causa está um espólio de milhões de euros, resguardado de olhares indiscretos e que só pode ser visitado mediante visita guiada.

O corpo principal do tesouro do Senhor Santo Cristo, que remonta ao século XVIII, é formado pelo resplendor, coroa, relicário, ceptro e cordas. O primeiro é considerado a peça mais rica, uma espécie de ex-libris já fotografado e documentado por especialistas internacionais em arte, com a distinção - obtida num congresso realizado em Valladolid (Espanha) - de peça mais valiosa do seu género na Península Ibérica. Está revestido em platina cromada de ouro e pesa quase cinco quilos, ostentando 6842 pedras preciosas que vão desde rubis e topázios, incluindo safiras. O seu valor artístico é complementado pelo símbolo religioso da Santíssima Trindade.

A coroa de espinhos é a peça mais sensível. É revestida a ouro, tem 800 gramas e 1082 pedras preciosas, todas elas meticulosamente trabalhadas, onde os próprios espinhos são pequenas pedras que reduzem de tamanho nas extremidades. O relicário nunca sai do sítio onde foi colocado: o peito da imagem. Serve para guardar o Santo Lenho, que se acredita ser uma farpa da verdadeira cruz em que Jesus foi crucificado. Outra peça incontornável é o ceptro. Possui duas mil pérolas, que compõem uma maçaroca de cana e 993 pedras preciosas ao longo do tronco. Finalmente, as cordas: têm mais de cinco metros de extensão e definem-se como duas voltas de pérolas e pedras preciosas enroladas em fio de ouro.

A colecção de capas usadas pela imagem não faz parte do corpo principal do tesouro. Este ano, o Senhor Santo Cristo veste a capa utilizada em 1965, por ter sido inspirada em Fátima que ontem celebrou o 90º aniversário das aparições.

Por esta altura, os hotéis registam uma taxa de ocupação de 100% e, nalguns casos, as reservas têm de ser feitas três meses de antecedência. A companhia aérea SATA teve de fazer 19 voos extra para transportar milhares de pessoas. Só até sábado foram 1432 lugares a partir de Boston, Toronto e Porto.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt