Teleférico de Gaia entra em funcionamento público

O novo teleférico de Gaia já está em funcionamento e promete ser uma atracção turística da região, bem como servir de transporte à população da cidade.
Publicado a
Atualizado a

O teleférico de Gaia, que liga o jardim do Morro junto ao tabuleiro superior da Ponte D. Luís ao Cais da cidade, entrou hoje em funcionamento ao público, estando a inauguração prevista para a próxima semana.

"Entra em funcionamento público, e numa fase experimental, o teleférico de Gaia, que tem fins turísticos mas também de ser um meio de transporte de ligação da cota alta à cota baixa da cidade e permite pôr a ribeira de Gaia em contacto direto com a estação de metropolitano da Ponte Luís I", afirmou à Lusa o presidente da câmara de Gaia.

Para Luís Filipe Menezes, esta nova ligação "significa que qualquer pessoa hoje que venha de qualquer local da Área Metropolitana do Porto, pode vir de metro até Gaia, experimentar o teleférico, almoçar no Cais, ir às caves, passear na beira rio e um dia destes ir até à marina de Afurada/Canidelo".

Segundo o autarca, existem ainda "questões a afinar", nomeadamente no que concerne aos tarifários a praticar pelo concessionário.

"Estamos a negociar com o concessionário a introdução de passes sociais para moradores e para determinados estratos socioeconómicos ou etários da cidade", explicou Menezes, que aguarda ter "até ao fim de abril" esse processo negocial fechado.

A obra do consórcio Etermar e Telef arrancou em março de 2009, teve vários finais anunciados (chegou a estar previsto para o final do verão desse ano), mas só em janeiro deste ano as 12 cabines do teleférico começaram a circular para testes.

" cota baixa o teleférico dista oito metros do solo, à alta dista 70.

O percurso nas cabines para oito pessoas pode demorar entre três a seis minutos, consoante a velocidade do teleférico, variável entre zero a cinco metros por segundo, isto é, 18 quilómetros por hora.

O teleférico irá funcionar continuamente desde as 08:30 e as 18:00 (inverno) ou 20:00 (verão), com um tarifário previsto de 9,5 euros (ida e volta) e 6 euros (um só sentido).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt