Teatro regressa à RTP1 em horário nobre
A RTP1 anunciou ontem o projecto "Teatro em Casa", que marca "o regresso do teatro às emissões regulares da televisão pública", afirmou José Fragoso, director de programas da estação pública.
Até ao final do ano e uma vez por mês, serão transmitidas dez peças teatrais produzidas propositadamente para televisão, em ambiente de estúdio, com 40 a 50 minutos de duração. Dessas, cinco são adaptadas de obras portuguesas clássicas e contemporâneas, e outras cinco são adaptações de autores estrangeiros.
A estreia está marcada para dia 27, Dia Mundial do Teatro, às 22.00, com a peça O Casamento da Condessa de Amieira, da autoria de Júlio Dinis. Vítor Norte, Rita Loureiro, Paulo Matos, João Brás, Bruno Martins e Miguel Martins compõem o elenco desta comédia, que decorre em pleno século XIX e retrata os costumes da sociedade portuguesa naquela época.
Com esta aposta, José Fragoso pretende "diferenciar e diversificar os conteúdos da RTP1, oferecendo aos telespectadores uma arte à qual normalmente não têm acesso". "Desenvolvido de uma forma austera e com economia de meios", como referiu António Borga da Valentim de Carvalho, "aposta na qualidade dos textos teatrais e dos actores".
A encenação está a cargo de Joaquim Benite, do Teatro de Almada, e a realização é de Fernando Ávila.