Teatro Municipal do Porto acolhe 76 espetáculos, 22 internacionais, até julho
Entre os 76 espetáculos, que poderão ser mais dependendo dos vários festivais programados, contam-se 22 internacionais, 15 deles em estreia nacional, e 27 de companhias e estruturas do Porto.
Ao todo, são cerca de 120 apresentações com um investimento a rondar os 750 mil euros, revelou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, responsável pelo pelouro da Cultura.
Desse montante, a autarquia vai investir "aproximadamente 380 mil euros nos festivais da cidade", nomeadamente o DDD-Dias da Dança e o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), em abril e junho, respetivamente.
Um dos grandes destaques acontece a 20 de janeiro, com o 86.º aniversário do Teatro Rivoli a relançar o período mais intenso da programação, num dia de atividades gratuitas que começam pelas 10:00 e terminam às 04:00 do dia seguinte e estarão envolvidos mais de uma centena de artistas.
O "espetáculo de charneira" da celebração, referiu o diretor do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes, é "El Baile", pelas 21:30, da francesa Mathilde Monnier, apresentado em estreia nacional depois do trabalho da coreógrafa em Buenos Aires, em conjunto com o escritor argentino Alan Pauls.
O dia conta ainda com uma dezena de outras atividades, de teatro para crianças a concertos dos Gala Drop e Oficina Arara, "Bruta", projeto musical de Ana Deus e do francês Nicolas Tricot, ou "Coro", um musical de André Murraças com quatro funcionários do Rivoli no elenco.
A companhia de teatro Mala Voadora e o ator, encenador e dramaturgo Jorge Andrade, um dos artistas associados do Teatro Municipal do Porto para as temporadas 2017/18 e 2018/19, marca presença com dois espetáculos, "Jorge Andrade conta a história da Mala Voadora", integrada na programação do aniversário do Rivoli, e com "Amazónia", a 26 de 27 de janeiro.
O espetáculo, estreado a 09 de novembro de 2017 no São Luiz Teatro Municipal, encerra um díptico iniciado com "Moçambique", explorando na selva sul-americana a ideia de que "a história da produção artística é uma sucessão de apropriações mais ou menos transformadoras" e a relação da espécie humana com a Natureza, explicou o criador à Lusa em novembro de 2017.
A 16 de fevereiro, o Rivoli recebe "La Mélancolie des Dragons", espetáculo do francês Philippe Quesne estreado em 2008 e que é "uma das peças mais emblemáticas" do criador, apontou Tiago Guedes.
A obra, nunca apresentada no Porto, mantém "uma atualidade e frescura muito interessantes", com um "humor fantástico".
A 09 de 10 de março, o grego Dimitris Papaioannou, responsável pela coreografia da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas2004, apresenta uma peça pela primeira vez no Porto, com "The Great Tamer.
O coreógrafo alemão Raimund Hoghe estará em residência artística no Porto e vai apresentar duas peças no Rivoli, incluindo a estreia nacional de "La Valse" (29 de março), a partir de uma peça para orquestra de Maurice Ravel com o mesmo nome.
Antes, é apresentado a 23 de março "Moments of Young People", uma remontagem de um espetáculo criado em 2002 para a Capital Europeia da Cultura em Bruges, Bélgica, e contará com a participação de 12 jovens do Porto, seis mulheres e seis homens, entre dançarinos e amadores.
"Tem sido uma grande alegria trabalhar com eles, a personalidade deles é muito forte. Não tenho visto a diferença entre dançarinos e não dançarinos", apontou o criador, presente na apresentação dos próximos meses do teatro municipal.
Entre as estreias nacionais, nota para "Raio X", do Circolando, de 01 a 03 de fevereiro, "Um libreto para ficarem em casa seus anormais", encenado por Albano Jerónimo, a 09 e 10, ou "Maioria Absoluta", nova criação do Teatro Experimental do Porto, de 14 a 24 de março.
O cinema marca presença com o Kino -- Mostra de Cinema de Expressão Alemã, na 15.ª edição, numa extensão do festival lisboeta, de 25 a 28 de janeiro, e com a 38.ª edição do Fantasporto, de 20 de fevereiro a 04 de março, entre outros programas.
Também a música continua a ter espaço, com a continuação do ciclo Understage, com o norte-americano Scott Kelly (27 de janeiro), a britânica Aja (10 de fevereiro) e os canadianos Esmerine (23 de março).