TC denuncia lucros excessivos de privados nas PPP das águas

"Contratos leoninos", cláusulas que "prejudicam o interesse público", taxas de rentabilidade "inaceitáveis" das empresas, são algumas das conclusões do Tribunal de Contas na análise a 19 das 27 concessões do sector das águas.
Publicado a
Atualizado a

- Atual 1-

Família de doente das Caldas não sabia de cirurgia a um cancro - Pág. 2

Dúvidas. Certificado de óbito regista existência de um cancro. Médico diz que foi um motivo para a cirurgia a João Brochado, mas família nunca soube disso. Peritos acreditam que operação devia ter sido feita em centro de referência.

- Atual 2 -

Exposição de portugueses a amianto investigada - Pág. 4

Comissão Europeia. Depois de uma queixa da Quercus, Europa vai avaliar a forma como o Estado Portugu~es tem ou não protegido os trabalhadores nos edifícios públicos.

- Atual 3 -

PPP das águas garantem lucro excessivo a privados - Págs. 6, 7 e 8

Relatório. TdC detetou situações nos acordos de concessão das águas que lesam câmaras e municípes. Recomenda revisão dos contratos com taxa de lucro superior a 10%.

- Opinião -

Ser exigente com a saúde - Pág. 10

Editorial

Esperar pela pancada - Pág. 11

A opinião de Fernanda Câncio.

- Política -

Despacho relâmpago para reforma de ex-CEMGFA - Pág. 12

Defesa. Ex-CEMGFA, general Luís Araújo, requereu reforma no final de 2013 à Caixa Geral de Aposentações recorrendo a solução jurídica inexistente, pelo que o cálculo da pensão é nulo.

PSD e CDS fecham acordo amanhã - Pág. 13

Europeias. Centristas temem perder segundo eurodeputado se Diogo Feio ficar em lugar de risco. Anúncio de nomes fica para depois.

Exército recusa chaimites na AR - Pág. 14

Celebrações. Custos elevados impedem blindados na AR. Em troca, Exército desloca da Pontinha Posto de Comando da revolução.

- País -

Governo quer imigrantes para travar queda de população - Pág. 16

Migrações. O enfoque político do Alto Comissariado mudou da integração para a captação de gente qualificada. PS contesta.

350 alunos de famílias com dívidas pediram bolsa à UL - Pág. 17

Universidade. Na abertura solene do ano académico, a primeira após a fusão da "Técnica" e da "Clássica", o reitor, António Cruz Serra combinou alertas com otimismo.

Silence 4 celebraram a vida através da música - Pág. 18

Concerto. Grupo agradeceu à comunidade hospitalar do Instituto Português de Oncologia pelo seu apoio aos doentes oncológicos.

Constitucional acaba de vez com medida da ministra - Pág. 19

Justiça. Tribunal declarou a inconstitucionalidade com força obrigatória geral da norma que previa julgamentos sumários para crimes com penas superiores a cinco anos. Ministra discorda.

Inquérito da Lusófona está em segredo de justiça - Pág. 20

Meco. Relatório foi entregue ao Ministério Público, que solicitou o seu envio depois de concluído. Se tiver dados relevantes, fica no processo.

Ex-procurador diz que burlão era "fascinante" - Pág. 21

Julgamento. Perante o ar perplexo da juíza, a ex-magistrada Sónia Moreira disse que nunca desconfiou que "Vasco" não fosse da Interpol.

"Acredito que vêm a rezar para cima e para baixo" - Pág. 22

Sintra. Muro de propriedade de Vale e Azevedo está em risco de ruir. população com receio.

- Globo -

Kiev pede ajuda urgente ao FMI e entrada na UE - Pág. 24 e 25

Ucrânia. Dezenas de homens armados ocuparam parlamento da Crimeia, içaram bandeira russa e fizeram deputados demitir Governo local e convocar referendo sobre autonomia para dia das presidenciais.

Maduro apela ao diálogo mas protestos continuam - Pág. 26

Venezuela. Oposição, que considera os apelos do Presidente uma "farsa", esteve praticamente ausente do encontro em Caracas.

Uganda comparado ao apartheid - Pág. 27

Reações. John Kerry comparou a lei contra homossexuais à legislação antissemita na Alemanha nazi e à segregação na África do Sul.

- Especial -

"Irrevogável" sai à rua, Cavaco, Passos e Sócrates também - Pág. 28 a 29

Carnaval. A sátira política sai à rua um pouco por todo o País, num fim de semana em que as previsões apontam para chuva. Há folia para todos os gostos. Na serra da Estrela a lotação hoteleira está esgotada, no Algarve nem por isso.

- Ciência -

Kepler descobre 715 exoplanetas de uma só vez - Págs. 30

Astrofísica. Observatório espacial tem em carteira mais de 1500 para verificação. Alguns destes novos mundos podem ter água líquida e um deles é potencialmente habitável.

- Bolsa -

Portugal poupa 21,2 milhões com amortização de dívida - Pág. 31

Financiamento. País antecipou a amortização de 1,32 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro que venciam em 2014 e 2015. Recompra de dívida permite aliviar reembolsos, reduzir custos e manter contacto com investidores.

Recibos verdes vão pagar de uma só vez sobretaxa de 3,5% - Pág. 32

Fisco. Trabalhadores por conta de outrem e pensionistas começam a entregar declaração do IRS na segunda-feira. Independentes vão sofrer efeitos da sobretaxa a partir de maio.

EDP perde 340 milhões com cortes nas rendas e taxa - Pág. 33

Energia. Empresa apurou impacto que terá em três anos, desde 2012, com as novas regras regulatórias e fiscais em Portugal e Espanha.

- Desporto -

Inferno em março com 350 mil euros garantidos - Págs. 36 e 37

Liga Europa. FC Porto e Benfica nos "oitavos", com a promessa de que vem aí um mês explosivo. Nápoles e Tottenham são os adversários.

Foi preciso ir ao fundo do baú recuperar a alma portista

Sofrido. Campeão esteve a perder por 0-2, empatou por Mangala (2), voltou a sofrer, mas Ghilas, vindo do banco, decidiu aos 86 minutos.

Ajuda preciosa de Katsouranis deu carimbo para os "oitavos"

Triunfo. Benfica só acordou na segunda parte quando o PAOK ficou reduzido a 10 por expulsão do antigo jogador do clube da Luz..

Mané fora da Quinta do Mocho há cinco anos tem Jardim como aliado - Pág. 38

Sporting. Treinador dos leões diz que notícias sobre alegado envolvimento do pai do jogador em tráfico não vão afetar o jovem. Mané vive atualmente com a mãe num bairro em Odivelas.

Hérnia coloca Postiga em risco para o Mundial - Pág. 39

Seleção. Internacional português descarta operação, mas Lazio insiste nesse tratamento.

Liga junta vedetas atuais com veteranos - Pág. 40

Prova. Antigo tenista Boris Becker e agentes de jogadores vão lançar um novo projeto, previsto para começar no final deste ano.

- Artes -

Tesouros dos czares da Rússia de passagem pela Gulbenkian - Pág. 45

Exposição. "Os Czares e o Oriente" reúne ofertas valiosas da Turquia e Irão que chegaram ao Kremlin, em Moscovo, entre os séculos XIV e XVIII. Um espólio para ver a partir de hoje no Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

"Seria grave que Portugal fosse o único país a utilizar as novas regras" - Pág. 46 e 47

Acordo Ortográfico. Deputado do PSD, CDS, PCP e BE mostram a sua preocupação em relação à aplicação do acordo pelos outros países. Parlamento discute hoje petição que pede a desvinculação de Portugal do acordo de 1990.

Trindade ilumina-se em noite de Mafalda Arnauth - Pág. 48

Terra da Luz. Fadista apresenta, às 21.30 de hoje, o seu sétimo e mais recente álbum, editado em outubro. Já deu concertos em Itália e Braga.

- Media -

Futuro da TV em Portugal depende dos jornalistas - Pág. 50

Braga. José Alberto Carvalho, Alcides Vieira e José Manuel Portugal debateram o jornalismo no nosso país na primeira conferência do ciclo "Encontros Notícias TV - Pensar a televisão".

Jornalista da TVI lesado em 436 mil euros por empresária - Pág. 51

Polémica. José Gabriel Quaresma e o sócio assinaram contrato com Carolina Rendeiro para levar a obra Out of the Office para os Estados Unidos. Ainda não viram um cêntimo.

Primeiro os fundamentos - Pág. 52

A crónica de TV de Joel Neto.

"Look inesquecível" dá-lhe título de Mais Sexy - 53

Ranking. Manequim Sara Sampaio, de 22 anos, consquistou o 28º lugar na lista das Mais Sexy do Mundo. Foi a única portuguesa a consegui-lo.

- Fórum -

Elogio da heterodoxia (na morte de Paco de Lucía) - Pág. 54

A opinião de José Manuel Pureza.

UM QEC duro de roer - Pág. 55

Os bancos podem falir?

A opinião de Paulo Ferreira de Almeida.

- Alegações Finais -

"Podia chamar-nos gatunos, corruptos, caloteiros e pobres" - Pág. 56

Entrevista a Nilton, humorista, residente nos programas Café da Manhã, RFM, 5 Para a Meia Noite da RTP1, sobre o mapa alternativo de um artista belga.

Jornalistas sóbrios e manchetes alcoólicas

Um ponto é tudo, por Ferreira Fernandes

Leia todas as notícias, reportagens, crónicas e análises na edição de hoje impressa ou em e-paper do Diário de Notícias. Para aceder ao e-paper clique aqui.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt