Tavira. Praia no 'top 10' do 'Lonely Planet' para ir com criançasLeiria. Primeiro crematório construído no distrito Idanha-a- -Nova. Músicas tradicionais em CD Olhão. Bolsas de estudo para alunos carenciados Santo Tirso. Concurso de melão no Parque D. Maria IIGuarda. Distrito vai ter pólo de formação de bombeirosFunchal. Autocarros ecológicos para todosCercal do Alentejo. Artesanato de cortiça e madeira até Setembro

Publicado a
Atualizado a

O guia "Lonely Planet" elegeu a praia da ilha de Tavira como uma das dez melhores do mundo para viajar com crianças. "Na ponta leste da costa sul portuguesa, esta cidade calma tem uma magnífica praia que se estende por várias milhas. E, o melhor de tudo, é que se apanha um barco para lá chegar", escreve o guia. Da lista constam ainda as praias italianas da Sardenha, as de Cottesloe e Noosa, Austrália, Karon Beach (na Tailândia), Kauai (no Havai), Aitutaki (Cook Islands), Sayulita (México) e Sanur (Bali, Indonésia). A autarquia de Tavira emitiu um comunicado em que se "congratula" pelo reconhecimento atribuído.

A Associação de Municípios da Região de Leiria (AMLEI) vai construir o primeiro crematório do distrito para servir a população dos oito concelhos que a integram, disse à Lusa o seu presidente, Alberto Cascalho. "Este é um equipamento de máximo interesse para as populações e, dado que já deveria estar pronto há algum tempo, decidimos confirmar a intenção de avançar com a obra", afirmou. O presidente da AMLEI adiantou que o crematório poderá estar em execução no primeiro trimestre de 2010 nas imediações do cemitério da cidade de Leiria, "aproveitando a nova casa mortuária" aí instalada. O responsável explicou ainda que o processo para a construção do crematório remonta a 2007, mas esteve dependente de financiamento.

O grupo Modas e Adufes - Grupo Etnográfico de Proença-a- -Velha, Idanha-a- -Nova, lançou ontem o CD "Nossa Moda" onde junta 21 temas fruto do trabalho de recolha e investigação na música tradicional nos últimos três anos. Formado em Fevereiro de 2006, no seio da Proençal - Liga de Desenvolvimento de Proença-a-Velha, o colectivo junta actualmente 22 mulheres e três homens, com idades entre os oito e os 80 anos. No CD agora lançado, o grupo faz um percurso por todas as tradições da freguesia, iniciando no ciclo de S. Miguel, quando eram feitas as contratações para os trabalhos agrícolas, e terminando com o Senhor do Calvário. O espectáculo de apresentação do CD conta com uma dramatização de ligação entre as diversas tradições. O trabalho foi gravado no Centro Cultural Raiano.

A Câmara Municipal de Olhão decidiu atribuir, no ano lectivo de 2009/10, um total de vinte bolsas de estudo a alunos universitários do concelho oriundos de famílias carenciadas. Metade dessas bolsas, no valor de 180 euros mensais, destina-se a estudantes que tenham prosseguido os seus estudos noutras zonas do País. As restantes dez, cuja quantia está fixada em 90 euros por mês, estão reservadas para jovens não deslocados, que neste caso seguem os seus cursos superiores, nomeadamente na Universidade do Algarve. Os interessados terão de apresentar as suas candidaturas na secção de arquivo da autarquia, de 15 de Setembro até 31 de Outubro.

A Câmara Municipal de Santo Tirso promove amanhã à tarde, no Parque D. Maria II, mais uma edição do concurso concelhia de melão casca de carvalho. O objectivo do certame é incentivar a produção, melhorar a qualidade e promover comercialmente este produto da terra, genuíno da região de Entre Douro e Minho. Participam, neste evento gastronómico, os produtores (proprietários ou arrendatários de exploração agrícola) cujos locais de produção se integrem na área geográfica do concelho de Santo Tirso. E à semelhança dos anos anteriores, cada produtor só pode concorrer com um exemplar no certame.

Os Bombeiros da Guarda vão acolher nas suas instalações um pólo regional da Escola Nacional de Bombeiros. O protocolo para a criação desta unidade de formação já foi assinado entre os bombeiros e a Escola Nacional de Bombeiros, devendo a formação ser iniciada já na segunda quinzena de Setembro. O pólo estará vocacionado para a formação de combate a incêndios urbanos, incêndios florestais e acidentes com matérias perigosas.

A Câmara do Funchal vai disponibilizar gratuitamente à população, a partir de 1 de Setembro, viagens em quatro autocarros ecológicos que ligam os principais pontos da cidade, com passagens pelas zonas escolar e turística. A medida foi ontem apresentada. \tPara o autarca do Funchal, Miguel Albuquerque, este é "mais um passo no sentido de melhorar a qualidade de vida dos munícipes e visitantes no centro da cidade". Nos próximos seis meses, quatro autocarros que "são o último grito em termos de ambiente" vão circular na Baixa da cidade, com passagens a cada dez minutos, uma medida que vai custar cerca de 37 mil euros à Câmara do Funchal através de publicidade institucional, referiu o autarca. "Os ganhos não são mensuráveis em termos de dinheiro, mas de melhoria da circulação, igualdade de oportunidades para cidadãos", opinou.

Uma mostra colectiva de artesanato de cortiça e madeira do concelho de Santiago do Cacém está disponível até 26 de Setembro no posto de informação turística de Cercal do Alentejo, informou hoje o município local. A mostra, que apenas está encerrada aos domingos e feriados, apresenta trabalhos de seis artesãos, como as miniaturas de cadeiras, rodas e carroças de madeira da autoria de António Luís Maurício, de Ermidas-Sado, ou as colheres de pau, de Joaquim Augusto, de Cercal do Alentejo. Cocharros e objectos de madeira "nascidos" das mãos de Albino Guiomar e de Manuel Jacinto, de Santiago do Cacém e de Cercal do Alentejo são outros dos objectos expostos.

dopais@dn.pt Pode enviar informações para este endereço electrónico ou escrever-nos para Do País, Av. Liberdade, 266, 1250-149 Lisboa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt