Tate Modern vai fazer mostra sobre Dalí e o cinema
Durante quase um ano, entre 1945 e 1946, Salvador Dalí e Walt Disney colaboraram numa curta-metragem animada de sete minutos, intitulada Destino.
Apesar da amizada que unia os dois homens, e da aplicação que puseram no projecto, o filme acabou por ficar incompleto por problemas de orçamento. Destino só foi concluído em 2003 por iniciativa de Roy Disney, sobrinho de Walt, com realização de Dominique Monfery, um homem da casa, chegando a ser nomeado para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação .
Apesar de já ter sido projectado em vários países e festivais de cinema, Destino continua inédito na Grã-Bretanha. Por isso, a curta-metragem vai ser uma das principais atracções da exposição Dalí & Film, sobre as relações do genial pintor com a Sétima Arte, que a Tate Modern planeia apresentar em Londres, no Verão, entre 1 de Junho e 9 de Setembro.
Entre outros, poderão ser vistos os famosos (e, à época, escandalosos) filmes surrealistas Un Chien Andalou e L'Âge d'Or, que Dalí fez em colaboração com Luis Buñuel em 1929 e 1930, respectivamente; bem como a sequência onírica concebida pelo artista para o filme A Casa Encantada, de Alfred Hitchcock (1945), protagonizado por Gregory Peck e Ingrid Bergman.
Dalí & Film mostrará ainda mais de 100 manuscritos fotografias e desenhos de Salvador Dalí, todos eles relacionados, de uma ou de outra forma, com o cinema e com o fascínio do pintor pela arte das imagens em movimento.
Esta exposição é organizada pela Tate Modern em colaboração com a Fundação Gala-Salvador Dalí, de Figueras, terra natal de Dalí.