"Tartaruga punk" em vias de extinção
"Seria um fracasso se deixássemos extinguir este animal que conviveu com dinossauros". A opinião é da investigadora Marylyn Connell, da Universidade Charles Darwin, na Austrália.
A "tartaruga punk", como é conhecida, que consegue respirar de forma normal, mas também através dos genitais, está entre as espécies mais ameaçadas do mundo.
A Elusor macrurus, nome atribuído pelos biólogos, ocupa o 29.º lugar da lista de animais peculiares em vias de extinção, a Evolutionary Distintc e Globally Endangered, da Sociedade Zoológica de Londres. Partilha o mesmo lugar com outra tartaruga, a Chaco Side-necked turtle.
O réptil, também conhecido de Mary River, o rio em Queensland onde foi encontrado, tem um aspeto, no mínimo, diferente por causa das algas verdes que cobrem grande parte da sua cabeça. Não se sabe quantos animais desta espécie existem.
"Tínhamos que recuar 50 milhões de anos para encontrar espécies próximas desta tartaruga", explicou Connell sobre a Elusor Macrurus, que já foi um animal de estimação na Austrália.