Tariku Bekele corre crosse nas Açoteias

Publicado a
Atualizado a

O Algarve recupera este ano duas das mais importantes competições do calendário nacional o Crosse das Amendoeiras em Flor e a Meia- Maratona do Algarve. Após um período de dificuldades económicas, em que estes dois eventos desportivos deixaram de se realizar, o atletismo algarvio demonstra esta temporada alguma vitalidade sob a nova direcção da Associação de Atletismo do Algarve, responsável pela organização das 26 edições do clássico corta-mato.

O Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor, considerado um dos melhores corta-matos do calendário da Federação Internacional (IAAF) esteve uma temporada sem se realizar por dificuldades financeiras, mas regressa no dia 30 ao seu antigo circuito junto à Aldeia das Açoteias. Regressará também ao local onde se disputou entre 1981 e 1997, as Açoteias, a segunda das duas pistas que ali foram construídas e que está a ser recuperada com a plantação de um novo relvado.

Com um orçamento de 100 000 euros (50 000 para recuperar a pista), a organização conseguiu a presença da quase totalidade dos melhores atletas nacionais, entre eles a campeoníssima Fernanda Ribeiro, Fernando Silva, campeão nacional de crosse longo e Manuel Damião, campeão nacional de crosse curto, entre outros.

Dos atletas estrangeiros Tariku Bekele, irmão do recordista e campeão olímpico Kenenisa Bekele, regressa a Portugal após a vitória no Crosse de Oeiras, onde sucedeu ao seu irmão. O etíope a voltará a encontrar o seu compatriota Bado Worku, terceiro nessa prova, que abriu o circuito de crosses da IAAF, o qual tem nas Açoteias a sua oitava prova.

A Meia-Maratona do Algarve, sucede à Meia-Maratona das Açoteias e terá também a organização técnica da Associação de Atletismo e do Turismo local. A competição decorre dia 10 de Abril num percurso (21.097 metros) totalmente plano, com partida e chegada junto à Marina de Vilamoura. A organização conta com a presença de alguns dos melhores maratonistas nacionais e estrangeiros a estagiar no Algarve, que terão a derradeira oportunidade para realizarem o teste para as maratona de Abril, como as de Lisboa, Londres, Madrid, Hamburgo ou São Paulo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt