Tapete de risco à venda em Portugal

Tapetes-puzzle vendidos em Portugal foram proibidos na Bélgica por possuírem uma substância cancerígena.
Publicado a
Atualizado a

Há tapetes-puzzle de esponja com uma toxina cancerígena à venda em Portugal. A constatação surge depois de a Bélgica ter proibido a venda de todas as marcas daquele brinquedo e de a França ponderar fazer o mesmo. Em Portugal, a Deco já alertara, no ano passado, para o perigo.

A Bélgica foi o primeiro país europeu a interditar a venda de qualquer tapete-puzzle de esponja, normalmente destinados a crianças, na União Europeia. Em causa estará uma substância cancerígena, a formadima, que foi encontrada, em níveis muito elevados, na quase totalidade dos tapetes analisados. Em França, será tomada uma decisão hoje, na sequência da proibição belga.

Em Portugal, a Teste Saúde analisou oito marcas há cerca de um ano. Quase todas continham formamida, substância proibida pela nova directiva sobre a segurança dos brinquedos. É tóxica para a reprodução e pode pôr a vida em risco no caso de ser ingerida em grandes quantidades. Além disso, todos os tapetes apresentavam solventes irritantes, como o amoníaco. Podem afectar a pele, os olhos e as mucosas das vias respiratórias.

Os puzzles de espuma são sobretudo usados por crianças até aos três ou quatro anos. Permitem construir tapetes de suporte a outras actividades.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt