Susana Feitor e João Vieira são favoritos

Publicado a
Atualizado a

Susana Feitor e João Vieira estão entre os favoritos na Taça do Mundo de marcha que decorre este fim-de--semana na Corunha (Espanha), com a selecção nacional feminina a competir pelos lugares do pódio colectivo. Com uma equipa formada por Susana Feitor (2.ª), Vera Santos (7.ª) e Maribel Gonçalves (16.ª), a selecção de 20 km surpreendeu ao ganhar em 2005 a Taça da Europa, com um ponto de vantagem sobre a Itália e quatro sobre a Roménia, com a Rússia, favorita, a não se classificar.

Este ano, a equipa conta ainda com Inês Henriques e Ana Cabecinha e Susana Feitor, que, embora totalmente recuperada da pequena lesão que a obrigou a desistir há duas semanas, numa prova em Itália, ainda não se encontra na forma de épocas anteriores. Susana, medalha de bronze nos Mundiais de Helsínquia 2005, tem como melhores classificações em taças do mundo um oitavo lugar em 1993 e um nono em 1999.

A russa Olimpiada Ivanova, campeã mundial, é a favorita, mas terá que ter em atenção as chinesas e ainda a vice-campeã mundial Ryta Turava, da Bielorrússia.

Colectivamente, Rússia e China são as equipas favoritas, podendo Portugal lutar por um lugar no pódio, tanto mais que a marcha atlética, muito sujeita a desclassificações, é fértil em surpresas.

Portugal tem obtido igualmente boas classificações nos 50 km marcha masculinos: um terceiro lugar na Taça da Europa de 2003, um quarto na Taça do Mundo de 2004 e um quinto na Taça da Europa de 2005.

Mas a equipa acusa alguma veterania dos seus principais atletas: Jorge Costa (45 anos), Pedro Martins (38) e Augusto Cardoso (35). Dionísio Ventura, campeão nacional, estreia-se e António Pereira completa a equipa. Nos 20 km, Portugal tem apenas três atletas: João Vieira, Diogo Martins e Sérgio Vieira.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt