Sumolis prepara fusão com Compal

Publicado a
Atualizado a

A administração da Sumolis admite que está a estudar a viabilidade de uma operação de fusão com a Compal até ao final de 20007. A revelação foi feita ontem à noite ao mercado através da divulgação de um comunicado, por imposição da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, a "polícia" do mercado de capitais português.

Nas próximas semanas será constituída uma sociedade, detida em 20% pela Sumolis e 80% pela Caixa Desenvolvimento (empresa de capital de risco do grupo CGD) que controlará 100% da Compal e da Nutricafés, empresas que acabam de ser adquirida à Nutrinveste por 426 milhões de euros.

A nova empresa a constituir será fusionada com a Compal até ao primeiro semestre de 2006, mantendo a Sumolis e a Caixa Desenvolvimento as respectivas participações. E numa segunda fase será preparada a fusão da nova empresa com a Sumolis.

"As partes analisarão condições de viabilidade com vista a uma possível operação de fusão ou equivalente até ao final de 2007 entre a Compal e a Sumolis. A concretizar-se tal operação, a Refrigor e a Caixa Desenvolvimento prevêem celebrar um acordo parassocial regular do respectivo relacionamento no âmbito da Sumolis", explicam os gestores. A concretização da fusão significa que "a Caixa Desenvolvimento admite, no médio prazo, vir a desinvestir a sua futura participação na Sumolis", acrescentam.

As acções da Sumolis deverão regressar hoje à negociação, depois de ontem terem sido suspensas pela Euronext Lisboa, 40 minutos depois da abertura, a pedido da CMVM (ver texto em baixo).

A Compal produz e comercializa sumos, néctares, refrigerantes, águas minerais gaseificadas, vegetais enlatados e derivados de tomate, detendo marcas como Um Bongo ou Frize. A Nutricafés actua no mercado dos cafés com as marcas Chave D'Ouro e Nicola. Depois de um período de crescimento orgânico e de consolidação de aquisições, a Compal tem registado uma crescente afirmação internacional, nomeadamente em Espanha.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt