Suíça usa sistema português

Publicado a
Atualizado a

A Confederação Suíça, que passa a integrar o espaço Schengen a partir de 29 de Março, vai utilizar o sistema português "SISONE4ALL" para abrir as suas fronteiras à União Europeia. O facto vai ser hoje anunciado e explicado pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, no Conselho JAI (Justiça e Administração Interna), que decorre em Bruxelas.

Esta aplicação informática, desenvolvida através de uma parceria que envolveu o Ministério da Administração Interna e a empresa nacional Critical Software, permitiu também, em 2007, o alargamento do espaço europeu aos novos Estados membros de leste, no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia.

Só através do sistema português - que consiste numa cópia da unidade nacional do Sistema de Informações Schengen (SIS) e subsequente instalação das aplicações reproduzidas - foi possível que os sistemas dos novos Estados pudessem partilhar e ter acesso às informações criminais do SIS. Por exemplo, a Suíça passa a ter acesso à lista das pessoas procuradas, desaparecidas ou cuja entrada está proibida na UE, bem como sobre bens perdidos ou roubados.

Rui Pereira foi convidado pela Suíça a estar presente na abertura das fronteiras deste estado terceiro (a Suíça não pertence à UE), em Zurique.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt