Suécia encerra Jogos com ouro na final do hóquei sobre o gelo
A Suécia, no hóquei sobre o gelo, e a Itália, nos 50 km de esqui de fundo, conquistou ontem as duas últimas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno Turim 2006. A Alemanha, com onze vitórias em provas, liderou o quadro de medalhas à frente dos Estados Unidos e da Áustria, ambos com nove triunfos. O atleta masculino mais medalhado foi o sul-coreano Ahn Hyun-soo, com quatro subidas ao pódio: três de ouro e uma de bronze em patinagem de velocidade de pista curta.
No último dia a surpresa surgiu no hóquei sobre o gelo. A Suécia venceu o torneio masculino após bater na final, a Finlândia, por 3-2. No sábado, a República Checa conquistou o bronze ao vencer a Rússia por 3-0. Os suecos, derrotados nos quartos--de-final em 2002, conquistaram o seu único título olímpico em 1994, frente ao Canadá.
Na outra final do dia, a prova de 50 km de esqui de fundo, o italiano Giorgio di Centa ofereceu ao país organizador do Jogos a quinta medalha de ouro, cortando a meta à frente do russo Eugenie Dementiev (prata) e o austríaco Mikhail Botwinov (bronze).
O Canadá, apesar do quarto lugar na tabela das medalhas e uma decepcionante participação no hóquei em gelo, onde foi "apenas" quarto classificado, totalizou um recorde histórico de 24 subidas ao pódio (sete de ouro) rivalizado com as potências Alemanha e Estados Unidos.
Cindy Klassen muito contribuiu para este número, pois foi a atleta feminina mais medalhada em Turim, ao arrecadar cinco medalhas em patinagem de velocidade: uma de ouro, duas de prata e duas de bronze.
A Alemanha foi a grande vencedora dos Jogos, com Michael Greis a fazer história no desporto alemão, ao tornar-se o primeiro atleta a conquistar três medalhas de ouro na mesma edição.