Sucesso da Expo'98 apagou polémicas

Publicado a
Atualizado a

Envolta em críticas desde que foi anunciada, a Expo de Lisboa realizou--se entre 22 de Maio e 30 de Setembro de 1998 sob o tema "Os oceanos: um património para o futuro".

Considerada pelo organismo internacional, que elege as cidades a receber o evento, como a melhor Exposição Mundial de sempre, a Expo portuguesa atraiu cerca de 11 milhões de visitantes. Ainda assim, os números ficaram aquém das estimativas iniciais, que apontavam para os 15 milhões, o que forneceu argumentos àqueles que, especialmente a norte do País, criticaram a iniciativa como mais um investimento centralista.

Mas para os defensores da iniciativa, só o facto de se ter revitalizado a zona oriental de Lisboa, até aí campo fértil de detritos industriais perigosos, já justificava o investimento. Entretanto, a nível arquitectónico, o resultado final superou todas as expectativas. Foram construídos diversos pavilhões que permaneceram depois do encerramento da Expo, já integrados no Parque das Nações, zona habitacional e de lazer herdeira da exposição mundial.

O Oceanário de Lisboa é uma das obras criadas de raiz, que depois de 1998 se tornou num dos edifícios mais emblemáticos de Lisboa. Aquele que se tornou no maior aquário da Europa, da autoria de Peter Chermayeff, é a reprodução de cinco oceanos distintos e numerosas espécies de mamíferos e peixes. Também merecedores de destaque são o Pavilhão Atlântico, do arquitecto Regino Cruz, e a Estação do Oriente, da autoria de Santiago Calatrava, um complexo de transportes com metropolitano e ligações ferroviárias.

No entanto, acabou por ser o Pavilhão de Portugal a ficar conhecido como símbolo maior da Expo'98. Projectado por Álvaro Siza Vieira, todo o edifício é marcado pela gigantesca pala suspensa - com 65 metros de comprimento por 50 de largura - sobre a Praça Cerimonial. Os espaços interiores foram desenhados pelo arquitecto Eduardo Souto Moura e hoje a sala pode ser alugada para a realização de eventos e exposições. Durante a Expo'98, o Pavilhão de Portugal recebeu uma exposição relativa aos Descobrimentos portugueses.| - P.V.M.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt