Submarino alemão encontrado no fundo do Atlântico

Um submarino alemão e um cargueiro afundados na II Guerra Mundial foram encontrados a 30 milhas da costa da Carolina do Norte. Juntos, contam parte da história da Batalha do Atlântico.
Publicado a
Atualizado a

Estavam perdidos no mar há mais de 70 anos, naufragados na Batalha do Atlântico, e foram agora encontrados por uma equipa da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em Inglês), que anunciou a descoberta esta terça-feira.

Os destroços do U-boot 576 e do cargueiro Bluefield estão a 30 milhas (cerca de 48 km) da costa da Carolina do Norte, numa área conhecida pelos investigadores como o cemitério do Atlântico. "Juntos vão ajudar a interpretar e partilhar as suas histórias esquecidas", considera o cientista da NOAA que liderou a expedição, Joe Hoyt.

Parte da história conta-se em poucas palavras: a 15 de julho de 1942 um submarino alemão que se preparava para voltar a casa deparou-se com um grupo de 19 navios que viajava da Virgínia para a Florida. O jovem comandante Hans-Dieter Heinicke resolveu atacar, mas o grupo era escoltado pela marinha norte-americana, que respondeu com um ataque aéreo. O U-boot 576 foi atingido e afundou-se em poucos minutos, não sem antes conseguir afundar o cargueiro Bluefield, com bandeira da Nicarágua. Ambos ficaram no fundo do oceano, a menos de 220 metros um do outro.

Mas há mais, a descoberta do U-boot 576 e do cargueiro Bluefield mostra quão perto a guerra esteve da costa norte-americana, acrescenta David Alberg, também da NOOA.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão, o local é considerado um cemitério militar e está protegido pela lei internacional, pelo que não há planos para resgatar o navio.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt