Steve Hackett no Gouveia Art Rock

O ex-guitarrista dos Genesis <a target="_blank" href="http://www.stevehackett.com/">Steve Hackett</a>, que regressa a Portugal 22 anos depois da sua última actuação, é o cabeça de cartaz do festival Gouveia Art Rock, que começa sábado, disse hoje à Lusa fonte da organização.
Publicado a: 
Atualizado a: 

Segundo Eduardo Mota, director do festival que vai na oitava edição, Steve Hackett actua no domingo, pelas 21:30, fechando o cartaz do evento que contempla a participação de mais sete bandas estrangeiras.

Electric Astúrias (Japão), Mörglbl (França), Mats & Morgan Band (Suécia), The Enid (Inglaterra), David Myers (Canadá), After Crying (Hungria) e Tous Dehors (França), são os outros nomes que participam no sábado e domingo naquele que é considerado um dos mais importantes festivais de música progressiva.

"Ter em Gouveia o guitarrista dos Genesis, com toda a sua qualidade, é uma honra e uma grande atração", disse o responsável, destacando também a presença dos grupos The Enid e After Crying.

Apesar do registo de atrasos com voos, devido à erupção do vulcão na Islândia, Eduardo Mota disse à Lusa que só existe "alguma imprevisibilidade em relação à participação de bandas do Norte da Europa", em particular a sueca.

"Os cabeças de cartaz estão assegurados e já estão em Portugal as bandas do Japão e do Canadá", adiantou.

Referiu que na edição deste ano são esperadas "cerca de 700 pessoas", sendo que "150 estrangeiros vêm todos os anos a Gouveia, independentemente do cartaz".

"Temos muito público estrangeiro, desde alemães a nórdicos e espanhóis, e também temos um autêntico batalhão francês", referiu, garantindo que o público do Gouveia Art Rock "é fiel".

Como curiosidade, Eduardo Mota recordou que em 2009 "12 japoneses vieram de propósito" para o evento.

Contou que para os espectáculos de domingo, quando atua Steve Hackett - que vai apresentar-se em trio acústico, acompanhado por John Hackett (flauta) e Roger King (teclados) - "os bilhetes estão esgotados há já um mês".

A oitava edição do festival, organizado pela Câmara Municipal de Gouveia, vai decorrer no Teatro-Cine e na Igreja de S. Pedro, naquela cidade da Serra da Estrela.

Para além dos concertos haverá uma exposição, uma feira de discos e de cartazes e um debate sobre "variantes regionais do progressivo", moderado pelo musicólogo Thomas Olsson.

Diário de Notícias
www.dn.pt