Stephen Lee suspenso por 12 anos
Stephen Lee, ex-número 5 do ranking mundial de snooker, foi suspenso por 12 anos por manipulação de jogos, anunciou a Federação Internacional de Bilhar (FIB). Foi também condenado a pagar 46 mil euros pelos custos do processo.
Na semana passada um tribunal reconheceu que Lee, de 38 anos, era culpado de ter manipulado os resultados de sete encontros entre 2008 e 2009, alguns dos quais do Campeonato do Mundo.
"A sanção é calculada a partir de 12 de outubro de 2012 e consequentemente Lee não poderá jogar antes de 12 de outubro de 2024", anunciou a federação. Ou seja, só poderá voltar a jogar no dia em que completa 50 anos.
"Estou absolutamente devastado, porque não fiz nada de errado. Estou totalmente inocente e farei um comunicado mais tarde, porque acabei de estar agora com o meu advogado", disse Lee, em declarações à BBC.
Inicialmente o organismo queria irradiar o jogador inglês, mas a pena acabou por ser apenas 12 anos. Lee pode recorrer desta pena.
Em 2006, o australiano Quinten Hann foi suspenso por oito anos por ter caído numa armadilha de jornalistas que lhe fizeram a proposta de perder um jogo.
No ano passado, o britânico Joe Jogia foi suspenso por dois anos por ter violado as regras das apostas desportivas.