Stella, a última imagem do ano para Figo

Publicado a
Atualizado a

Stella Figo. Foi por ela que o pai, um «galáctico» do futebol português, chegou atrasado à apresentação da sua fotobiografia, Um Ano na Vida de Luís Figo. Um atraso para o qual o próprio, de forma humilde mas de sorriso largo, fez questão de pedir desculpa. «Estive durante o dia à espera de ser pai, aconteceu há pouco, às 15.30». Um pormenor, talvez, mas que tem a curiosidade da hora do nascimento de Stella (a sua terceira filha) ter coincidido com a que estava marcada inicialmente para o lançamento de um livro de 350 páginas de imagens do melhor jogador português da actualidade.

Uma obra - uma edição nu-merada e limitada a 20 000 exemplares - que mostra alguns dos momentos da vida pública e privada de Figo, acompanhados de depoimentos de diversas personalidades do desporto mundial.

«As fotografias preservam a memória do tempo e dos muitos feitos que marcaram a nossa história. Neste caso, essas muitas fotografias vão preservar os momentos da história de alguém que se transformou numa referência incontornável de Portugal no mundo...». O prefácio é assinado pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, que salienta, além das qualidades técnicas do atleta, a vertente humana. Um lado sempre presente no livro, quer nas imagens quer depois na verba conseguida com a obra, uma vez que por cada livro vendido será oferecido um brinquedo de Natal a uma criança desfavorecida, através da Fundação do jogador.

«Figo é um mito no futebol», escreve Pelé. «É um gentleman dentro e fora do campo», diz o alemão Beckenbauer . «Tem pernas lindas e um corpo admirável», comenta Paul Gascoigne, internacional inglês. «É uma pessoa fantástica, não tem defeitos», afirma o seu colega de equipa Roberto Carlos. Os elogios acompanham as fotografias da autoria de Hamish Brown, um fotógrafo britânico que o acompanhou durante 12 meses. «O nascimento da minha filha, o Europeu 2004 e os últimos dois meses bem difíceis no clube são sem dúvida os mais marcantes», disse Figo, quando já cronometrava os minutos para regressar a Madrid com um livro que «dentro de algum tempo» promete mostrar a Stella.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt