Sporting entre os melhores exemplos da formação

O trabalho publicado coloca os leões ao lado de Barcelona, Bayern Munique, Ajax, Arsenal e Inter de Milão em termos da política para as camadas jovens.
Publicado a
Atualizado a

O Sporting surge como um exemplo positivo num estudo divulgado sobre escolas de futebol europeias. O centro de treino de Alcochete aparece ao lado de infraestruturas de outros clubes do velho continente, como o Barcelona, Bayern Munique, Ajax e Inter de Milão.

"O Sporting Clube de Futebol é o único clube do mundo que desenvolveu e treinou dois vencedores da Bola de Ouro, Luís Figo e Cristiano Ronaldo", refere Diogo Matos, responsável pela Academia de Alcochete.

De acordo com as conclusões do relatório, o Sporting aplica cinco milhões de euros todos os anos nas suas camadas jovens, um valor elevado que põe o clube de Alvalade entre os que mais investem na formação na Europa.

Com Benfica e FC Porto fora deste estudo, os leões põem mais dinheiro na sua academia do que o Arsenal ou o Bayern Munique, que injetam três milhões de euros anualmente. Ligeiramente acima do Sporting surgem o Ajax e o Inter de Milão, com um investimento de seis milhões de euros nas respetivas escolas.

De entre as características procuradas nos jovens leões, destaque para a habilidade natural, o sentido tático, velocidade e competitividade. Na academia de Alcochete os jogadores são proibidos de usar anéis, brincos e piercings.

Pelo que consta no documento, o Sporting tem, em média, sete jogadores em cada uma das seleções nacionais jovens, e já levou 30 atletas ao plantel principal desde 2002 (ano da inauguração), perfazendo três por época.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt