fuga Recluso evadiu-se da cadeia de Leiria

Publicado a
Atualizado a

Um recluso de 21 anos, natural do Porto, condenado a cinco anos de cadeia por crimes contra a propriedade - furtos e assaltos - evadiu-se ontem à tarde do Estabelecimento Prisional Especial de Leiria, durante a hora do recreio.

Nesta prisão encontaram-se 300 presos com idades entre os 16 e os 21 anos, condenados por todo o tipo de crimes, mas este recluso agora foragido não é um indivíduo perigoso ou agressivo, de acordo com fontes prisionais.

O homem encontrava-se a meio do cumprimento da pena e já havia tido uma saída precária, da qual regressou sem qualquer problema. Gozava desde então de um regime semi-aberto e de vigilância descontínua. Merecia, por isso, a confiança dos guardas prisionais e pertencia ao grupo dos que têm direito ao recreio, desde o passado mês de Julho.

Esta saída das celas está condicionada e só é permitida aos reclusos com "bom comportamento", desde o motim que ocorreu no mês passado, do qual resultaram seis feridos. Nessa altura, um cidadão romeno tentou escapar e foi a partir dessa tentativa de fuga que os outros presos se revoltaram.

No final do recreio de ontem, quando os reclusos recolheram às celas, os guardas deram por falta de um homem e verificaram então que se tratava daquele que nada fazia prever que fugisse. Foram alertadas as autoridades policiais, que lançaram de imediato a operação de busca para o capturar.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt