transportes Metro do Porto inicia hoje testes até à Maia

Publicado a
Atualizado a

O Metro do Porto realiza hoje a primeira viagem experimental da Linha Verde, no segmento entre a Estação da Senhora da Hora e a Estação do Fórum da Maia. Recorde-se que esta obra sofreu vários atrasos devido à necessidade de duplicação da via. Os testes vão decorrer até meados de Julho, altura em que a linha abrirá comercialmente.

A empresa sabia à partida que a empreitada não seria tão fácil como a ligação entre a Senhora da Hora e a Póvoa de Varzim. Para além dos atrasos verificados na aprovação governamental para a duplicação da via, também as expropriações em áreas abrangidas pelo traçado no concelho de Matosinhos foram complicadas. Depois, foi o sair do antigo canal deixado pela CP (antiga Linha de Guimarães) e criar todo um novo traçado, quase na sua totalidade em miolo urbano até ao centro da Maia. Uma das obras mais complexas foi a construção do viaduto na zona da Maia Sul com 497 metros de comprimento, sobre a EN 14 até à Estação Parque da Maia.

Ainda antes do Verão, o metro chegrá a Mindelo, através do prolongamento da Linha Vermelha desde Pedras Rubras, sendo o objectivo que esta linha fique concluída, até à Póvoa de Varzim, até ao final de Outubro. Em Dezembro, chegará ao aeroporto através de um ramal a partir da Estação dos Verdes.

Em Agosto será a ainauguração de uma das maiores linhas da rede e talvez aquela que provoca as maiores expectativas. A Linha Amarela ligará o Hospital de S. João a Santo Ovídio, em Gaia. Esta é, no entanto, a linha da polémica devido à frente de obra nas imediações do Hospital de S. João que levou a Faculdade de Medicina a interpor uma providência cautelar em tribunal de forma a impedir as obras. Por imposição do Governo, a empresa do metro e a faculdade ficaram de encontrar uma solução consensual para a situação.

Também a passar por um momento de indefinição está a Linha da Boavista. Não há financiamento governamental e tanto a empresa como a autarquia portuenses ainda não acertaram o projecto definitivo. Esta segunda ligação a Matosinhos tem sido amplamente contestada na cidade e obrigaria à requalificação de toda a avenida e à construção de um novo viaduto sobre o Parque da Cidade. À espera de verba da parte do Governo continua a duplicação da Linha Verde, entre a Maia e a Trofa, e a ligação até Gondomar, no prolongamento da Linha Azul através do Estádio do Dragão.

Na viagem experimental de hoje vão estar presentes os membros do Conselho de Administração da empresa e representantes dos accionistas, nomeadamente as câmaras municipais envolvidas. A concentração ocorrerá às 10.45, na Estação da Senhora da Hora, de onde partirá uma composição com a comitiva com destino à Estação do Fórum da Maia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt