SPA atribui Medalha de Honra a Cruzeiro Seixas

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) vai atribuir hoje a Medalha de Honra ao pintor e poeta Cruzeiro Seixas, de 91 anos, cuja obra se destacou no movimento surrealista português.
Publicado a
Atualizado a

De acordo com uma nota divulgada pelo conselho de administração da SPA, a medalha será entregue numa sessão prevista para hoje, às 18:00, no edifício-sede da SPA, em Lisboa.

A atribuição do galardão pela SPA é "uma forma de reconhecimento, por parte dos autores, de décadas de trabalho criador do pintor e poeta", sublinha aquela entidade.

Na sessão será feita uma apresentação sobre a vida e a obra de Artur Cruzeiro Seixas pelo historiador de arte Rui Mário Gonçalves.

Nascido na Amadora, em 1920, no final dos anos de 1940, Cruzeiro Seixas participou nas atividades dos surrealistas António Maria Lisboa, Mário Cesariny, Mário-Henrique Leiria, Pedro Oom, Fernando José Francisco, Risques Pereira, Fernando Alves dos Santos, Carlos Eurico da Costa, Carlos Calvet e António Paulo Tomaz.

Foi um dos fundadores do grupo "Os Surrealistas", com Mário Cesariny, falecido em 2006, e Fernando José Francisco, falecido no início de 2009.

Com o desejo de conhecer África, alistou-se na marinha mercante e viajou por aquele continente, pela Índia e pelo extremo Oriente, fixando-se em Angola, em 1952, onde realizou várias exposições.

Em 1999 doou a totalidade da sua coleção à Fundação Cupertino de Miranda, de Vila Nova de Famalicão, para a constituição do Centro de Estudos do Surrealismo e do Museu do Surrealismo.

Cruzeiro Seixas está representado em coleções particulares e museus nacionais, nomeadamente no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado.

O município da Amadora, onde o artista nasceu, também lhe prestou recentemente uma homenagem com uma exposição, e esta semana a Perve Galeria, em Lisboa, inaugurou uma mostra intitulada "Imaginação (devorada)", com obras de Cruzeiro Seixas e do artista chileno Aldo Alcota.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt