Sp. Braga impõe derrota ao Benfica e está com um pé na final da Taça
A equipa feminina do Sp. Braga deu neste domingo um passo de gigante para garantir a presença na final da Taça de Portugal ao vencer o Benfica, por 2-1, em jogo da primeira mão das meias-finais, disputado no Estádio da Tapadinha, em Lisboa.
As bracarenses, líderes do campeonato da I Divisão, continuam assim invictas nesta temporada, tendo infligido a primeira derrota em jogos oficiais da equipa do Benfica, que atua na II Divisão nacional. A segunda mão realiza-se no dia 20 de abril no Estádio 1.º de Maio, em Braga, estando as encarnadas obrigadas a dar a volta à eliminatória para conseguirem alcançar a final da prova marcada para o Estádio Nacional.
Com o presidente Luís Filipe Vieira na bancada da Tapadinha, o Benfica até esteve em vantagem graças a um remate de Darlene Souza, na sequência de um pontapé de canto, aos 25 minutos.
No entanto, as bracarenses responderam ainda antes do intervalo com um empate marcado por Jana, de cabeça, a aproveitar uma saída em falso da guarda-redes Dani Neuhaus, na sequência de um canto. O Sp. Braga acabou por marcar o golo da vitória à passagem dos 68 minutos, quando Ágata Filipe fez o 2-1 num canto que entrou diretamente na baliza benfiquista.
Depois disso, o Benfica tentou tudo para evitar a derrota, mas a equipa do Sp. Braga defendeu a vantagem no marcador com unhas e dentes.
João Marques, treinador do Benfica, fez questão de dizer no final da partida que "o sonho do Jamor continua vivo". "A minha equipa foi mais forte nos 90 minutos, com atitude, querer e compromisso. Conhecíamos bem o jogo do Braga, mas infelizmente sofremos dois golos de bola parada. O resultado não espelha o que aconteceu durante o jogo", assumiu, deixando uma garantia: "No dia 18 de maio, a equipa que vai estar na final do Jamor vai ser o Benfica. Sabemos da nossa qualidade e vamos dar a volta na segunda parte desta eliminatória."
O técnico encarnado aconselhou depois a equipa de arbitragem a "analisar o jogo e ver o que não correu bem". "É complicado fatores extra jogo não nos possibilitarem outro resultado. Este é um conselho construtivo", acrescentou.
Por sua vez, Miguel Santos, treinador do Sp. Braga, admitiu que "o resultado foi melhor do que a exibição", porque "atendendo ao estado do relvado, o Benfica esteve em vantagem".
"O Braga teve problemas de adaptação ao relvado, mas conseguiu contornar isso, não se abalou, chegou ao empate e fez uma segunda parte mais bem conseguida. Na segunda mão, esperamos que seja outro tipo de jogo, no nosso relvado do 1.º de Maio", frisou, dedicando o triunfo aos adeptos que se deslocaram a Lisboa.
No outro jogo da primeira mão da meia-final, o Valadares de Gaia recebeu e venceu o Clube Albergaria por 1-0, numa partida realizada neste sábado.