Sozinho na cama? Nem pense nisso. Há 10 milhões de ácaros a dormir consigo
Como medem menos de um milímetro provavelmente os ácaros não são a maior preocupação. Não se veem, mas podem ser muitos os que vivem num colchão. E quando se diz muitos... uma cama pode ser a casa de dez milhões de ácaros. Mesmo assim, não os vemos.
Um vídeo do laboratório que estuda os ácaros da Universidade de Ohio permite que se os veja. E bem. Mas por que razão os ácaros gostam tanto de uma cama? Porque é quente e húmida, um ambiente perfeito para sobreviverem e multiplicarem-se, segundo o site IFLScience. O ácaro também gosta de pele humana e tendo em conta que anualmente o ser humano "larga" 3,9 quilos de pele (grande parte na cama, já que também se lá passa bastante tempo), o site descreve que acaba por ser um buffet para os ácaros.
[youtube:q3X-Tn2ihOE]
Não se veem, mas podem sentir-se os efeitos provocados pelos ácaros, como rinite ou tosse. Até podem perturbar o sono, segundo disse a médica Lisa Ackerley ao MailOnline.
Um outro pormenor: 10% do peso da sua almofada poderá ser de ácaros e dos seus excrementos.
Para tentar evitar que a cama se torne um casa de sonho para os ácaros, deixar a cama arejar depois de se levantar evita que se formem as condições que os ácaros tanto gostam. Colocar o colchão e a almofada ao sol também pode ajudar.